MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de setembro de 2012

Ministro da Alemanha critica debate público sobre compra de bônus


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Berlim - O ministro de finanças da Alemanha, Wolfgang Schäeuble, fez uma crítica cautelosa sobre o debate público acerca do esquema de compra de bônus anunciado pelo Banco Central Europeu (BCE), de acordo com reportagem publicada neste domingo pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. O integrante do conselho de administração do BCE Jens Weidmann, que também preside o banco central alemão (Bundesbank), tem deixado claro publicamente que é contra o programa. O presidente do BCE, Mario Draghi, por sua vez, já admitiu a dissidência de Weidmann.

"Não estou certo de que fortalece a confiança no banco central se este debate for conduzido meio publicamente", declarou Schäeuble. "O público está profundamente inseguro e os bancos centrais são instituições em que as pessoas têm confiança fundamental." No entanto, Schäeuble se recusou a comentar a discussão específica dentro do BCE.

O BCE propôs comprar quantidades ilimitadas de bônus soberanos com vencimento de até três anos de países que passam por dificuldades financeiras e aderiram às condições do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês) ou à Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, em inglês). Schäeuble defendeu o plano do BCE, observando que as compras de bônus só serão feitas como forma de garantir a transmissão da política monetária e, em outras palavras, conter a volatilidade exagerada dos mercados. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário