MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Milhares de portugueses protestam contra medidas de austeridade


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Lisboa - Dezenas de milhares de portugueses protestaram neste sábado (15) contra novas medidas de austeridade que o governo tenta implementar, em meio à crise econômica. Sob o slogan "que se lixe a troica, queremos nossas vidas", multidões foram às ruas em Lisboa e outras 40 cidades. Apenas em Lisboa, segundo as emissoras de televisão, mais de 50 mil pessoas protestaram. O governo e a polícia portuguesa não deram estimativas do número de manifestantes.

Os protestos deste sábado foram os maiores em Portugal desde junho do ano passado, quando o governo impôs um pacote de medidas de austeridade para conter o déficit do orçamento. Novas medidas para 2013 foram anunciadas nesta semana, o que levou aos protestos. Entre as medidas estão um arrocho fiscal para aumentar a arrecadação, cortes no setor público e um aumento nas contribuições previdenciárias para todos os trabalhadores.

Economistas dizem que os funcionários públicos poderão perder dois dos catorze salários que recebem a cada ano. Empregados do setor privado poderão perder um salário. "Nossas vidas estão sendo destruídas e precisamos fazer alguma coisa", disse João Camargo, um dos organizadores da passeata em Lisboa.

O ministro de Finanças, Vitor Gaspar, disse que embora o governo tenha conseguido cortar mais despesas do que previa em 2012, a arrecadação de impostos caiu por causa do crescente desemprego e da queda na demanda dos consumidores. Entre as novas medidas do governo, está o aumento da contribuição de todos os trabalhadores à previdência pública, dos atuais 11% para 18% de cada salário. Ao mesmo tempo, o governo prevê um corte na contribuição previdenciária das empresas, dos atuais 23,7% para 18%. O governo diz que a medida deve aumentar a competitividade das empresas portuguesas. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário