MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mais de 600 mulheres aguardam exame de mamografia em Cacoal, RO


Espera dura cerca de um ano.
Mutirão está sendo realizado durante o mês de setembro.

Paula Casagrande Do G1 RO

Mulheres realizam mamografia por meio do mutirão (Foto: Paula Casagrande/G1)Mulheres realizam mamografia por meio do mutirão
(Foto: Paula Casagrande/G1)
Cerca de 600 mulheres em Cacoal, RO, estão cadastradas na lista do centro de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para realização de mamografias. Há exames agendados desde novembro de 2011, quando o mamógrafo do Hospital Regional de Cacoal (HRC) apresentou problemas.
“A máquina que prestava o serviço no HRC é terceirizada, responsável pelo setor de imagens do hospital. Houve dificuldade em encontrar a peça que apresentou defeito, então estivemos todo esse tempo sem oferecer o serviço às mulheres de Cacoal e região”, explica Isabel Maria de Lima, diretora executiva do HRC.
A dona de casa Neuza Parreira Dias de 47 anos, diz estar na lista há mais de um ano. “Eu nem acreditava mais que seria chamada, até que me ligaram marcando para esse final de semana”, disse Neuza que mora no município de Ministro Andreazza, RO.
De Pimenta Bueno, RO, Maria Luíza de Oliveira de 50 anos, é dona de casa e vai fazer pela primeira vez o exame. “A demora é muita. Eu estou fazendo para prevenção”, afirma Maria.
Para conseguir alcançar a demanda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) programou para o mês de setembro o mutirão de mamografias, que acontece no HRC. Segundo a coordenadora da central de regulação da Semusa, Leandra Turrini, até agora foram atendidas cerca de 218 mulheres de Cacoal. “Vamos realizar o mutirão durante todos os finais de semana de setembro, mas elas são de todos os municípios aqui da região, e não só de Cacoal”.
O mutirão atenderá mulheres de Cacoal e da região Centro-Oeste do estado. O contato com as pacientes é feito pela secretaria de saúde de cada município atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário