MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mãe tenta conseguir cirurgia para bebê há mais de um ano, em Goiás


Menino de 1 ano e 8 meses sofre com hérnia umbilical desde que nasceu.
Doença foi diagnosticada no sétimo mês de gravidez, em Jataí, no sudoeste.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A mãe de um bebê de 1 ano e 8 meses está tentando desde que o filho nasceu conseguir uma cirurgia para tratar uma hérnia umbilical diagnosticada na criança no sétimo mês de gravidez, em Jataí, no sudoeste de Goiás.
A correção só é feita por meio de cirurgia e a mãe, Ana Isabel Santos, conta que o filho sofre com as dores, que são frequentes. “Ele sente cólicas. Então, tenho que levá-lo ao médico. Tem que ter muito cuidado, porque ele não pode cair, nem se machucar”, explica.
O médico que atendeu o menino, José Gustavo Andrade Dias, diz que o caso dele é um tanto delicado: “É uma hérnia que saiu de dentro da barriga podendo provocar outras consequências, como insuficiência respiratória”.
Em Jataí, a criança recebeu atendimento médico no Hospital Municipal da cidade, mas, como não existe estrutura especializada para cirurgia pediátrica na unidade de saúde, o garoto teve de ser encaminhado para continuar o tratamento e Goiânia.
Segundo a mãe, em fevereiro do ano passado, ela recebeu um documento para continuar com o tratamento no hospital Santa Casa de Misericórdia da capital, mas, mesmo depois de quase um ano e seis meses, a cirurgia ainda não foi marcada. “A minha preocupação é complicar mais o quadro dele”, teme.
A assessoria de comunicação da Santa Casa, em Goiânia, informou que o garoto foi atendido por um cirurgião-pediatra no dia 15 de agosto e deve passar por uma nova consulta com um clínico geral na segunda quinzena deste mês, justificando que o pediatra que atendeu o menino não faz a cirurgia de hérnia inguinal e umbilical que ele precisa.
Quanto à demora de mais de um mês para o novo atendimento, a assessoria informou que o agendamento é feito pelo SUS e não havia nenhuma data disponível antes do dia 24 de setembro. Já a direção do Hospital Municipal de Jataí informou que, no projeto de ampliação da unidade, está prevista a instalação de 10 leitos de UTI pediátrica, mas não há previsão para o inicio da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário