MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Macaxeira de 6 m de altura é árvore de estimação de aposentado, em RO


"Ele pegou amor pela macaxeira, igual ele tem por mim", conta a esposa.
O pé é tão alto que faz sombra em todo o quintal da casa.

Larissa Matarésio Do G1 RO

Pé de mandioca com seis metros de altura faz sombra em todo quintal do aposentado que cuida da planta como se fosse sua árvore de estimação (Foto: Larissa Matarésio/G1)Pé de mandioca com seis metros de altura faz sombra em todo quintal do aposentado que cuida da planta como se fosse sua árvore de estimação (Foto: Larissa Matarésio/G1)
O aposentado Francisco Tavares Bezerra, de 65 anos, tem um pé de macaxeira de estimação, mas não é uma planta comum. A macaxeira mais parece uma árvore, tem seis metros de altura. A história começou há dois anos quando Francisco plantou uma muda da raiz no quintal de sua casa, no Bairro Socialista, Zona Leste de Porto Velho. Não se sabe se a macaxeira tem um bom sabor ou se pelo menos é grande como os galhos, porque Francisco nunca desenterrou a raiz.
"É como se fosse minha árvore de estimação. Não tenho coragem de desenterrar, nem para descobrir o tamanho", afirma Francisco.
A esposa do aposentado, Raimunda Gomes Bezerra, diz que Francisco tem até ciúmes do pé de macaxeira que mais parece uma uma árvore. "Ele pegou amor pela macaxeira, igual ele tem por mim", fala brincando com o marido.
Raimunda também conta que quando plantou a muda não acreditava que ela fosse ficar do tamanho que tem hoje. "Era uma mudinha tão pequena e fragilzinha, nem imaginei que fosse pegar. Mas está deste tamanhão", diz.
O aposentado Francisco Bezerra diz que não tem coragem de desenterrar todo a mandioca com medo que o pé morra (Foto: Larissa Matarésio/G1)O aposentado Francisco Bezerra diz que não tem
coragem de desenterrar todo a mandioca com
medo que o pé morra (Foto: Larissa Matarésio/G1)
A dona de casa conta que gosta muito de plantar, por isso mantém uma horta no fundo do quintal. "Eu planto chicória, cebola, cebolinha, coentro, tomate, limão e macaxeira para comer. A comida e os temperos plantados em casa são mais gostosos", garante.
Segundo ela, a mandioca plantada no quintal dos fundos da casa é a única que serve para comer. "A macaxeira gigante da frente de casa ninguém pode colocar a mão. O Francisco não deixa a gente tirar para comer, por isso eu plantei essas, todas de mudas tiradas da gigante", conta.
Com a altura que atingiu, os galhos começaram a envergar e formar uma grande sombra no quintal. Para evitar que os ramos quebrassem, Francisco colocou vigas de madeira entre o muro e sua casa. "Ficou parecendo uma parreira, mas já estou achando que precisa colocar mais uma viga, porque o pé continua crescendo e se espalhando pelo quintal", explica.
A filha Eliane Bezerra Albuquerque acredita que o tamanho da mandioca é por causa da qualidade da terra do quintal da casa dos pais. "A macaxeira só ficou deste tamanho porque a terra aqui é boa, nem precisou de adubo, só regar e mais nada", ressalta.
Segundo Francisco, muitas pessoas param no portão de sua casa ou pedem para entrar só para ver a árvore. "Cansei de atender gente no portão querendo ver a árvore, ninguém nunca tinha visto desse tamanho", fala orgulhoso.
O pedreiro Charles Ferreira de Freitas, que estava trabalhando em uma construção vizinha, não resistiu e pediu para ver mais de perto o pé. "É impressionante, nunca tinha visto assim. Na primeira que olhei pensei que fosse uma árvore comum, mas quando percebi que era uma macaxeira tive que vir olhar", diz.
Pessoas que passam na rua e vem os galhos da mandioca pelo lado de fora do portão ficam curiosos com o tamanho e pedem para olhar de perto (Foto: Larissa Matarésio/G1)Pessoas que passam na rua e veem os galhos da mandioca pelo lado de fora do portão ficam curiosas com o tamanho e pedem para olhar de perto (Foto: Larissa Matarésio/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário