MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Líderes indígenas fazem protesto em Ji-Paraná, RO, contra portaria 303


Caracterizados e com flechas, cerca de 200 índios seguiram para a Funai.
Para as lideranças, portaria não é favorável ao povo indígena.

Do G1 RO

Índios protestam em Ji-Paraná contra portaria 303 (Foto: Valéria Reis/G1)Índios protestam em Ji-Paraná contra portaria 303 (Foto: Valéria Reis/G1)
Cerca de 200 lideranças de povos indígenas se reuniram nesta terça-feira (4), em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado (Sindsef) de Rondônia, em Ji-Paraná, RO. Os índios protestam contra a portaria 303, que trata sobre a demarcação de terras indígenas. Caracterizados e com flechas, os índios seguiram para a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Para as lideranças, a portaria 303 não é favorável ao povo indígena. “Queremos a imediata revogação da portaria 303. Na próxima semana vamos trazer 500 lideranças pra fazer outra manifestação. Enquanto existir a portaria, vamos manifestar”, diz Heitor Gavião, líder indígena.
Os índios pedem a anulação da portaria. De acordo com a Funai, caso seja aprovada, a medida concede direito de demarcação à Câmara Federal. A medida está suspensa até o fim de setembro.
Além dos povos araras, gavião e zoró, representantes do Ministério Público de Rondônia e da Funai também participam do protesto. Em Rondônia existem pelo menos 12 mil índios e, de acordo com líderes indígenas, a mudança nas demarcações de terras pode favorecer as invasões nos territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário