MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ipês enfeitam cidade de Mato Grosso durante período de estiagem


A florada dos ipês encanta os moradores de Tangará da Serra.
Biólogo explica que árvores costumam florescer nessa época.

Do G1 MT

 Uma vez por ano as ruas de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, ficam mais coloridas durante a florada dos ipês que encanta os moradores. Primeiro, foi o ipê amarelho e agora quem rouba a cena pelas ruas e praças da cidade é o ipê rosa. Seja olhando de longe, ou mesmo de baixo do pé, é difícil não se impressionar.
"A cidade fica mais alegre, radiante", disse a estudante Michele Lopes Túlio, moradora da cidade. Quanto mais seco o tempo, mais floridos os galhos ficam. O resultado é uma visão privilegiada. As flores que só podem ser admiradas nessa época do ano. Nessa temporada, elas despertam uma curiosidade: estão desabrochando de forma desordenada.
As árvores são de uma mesma espécie, mas umas florescem mais rápido e outras demoram um pouco mais. Isso acontece por causa das mudanças repentinas de temperatura, como explica o biólogo Gabriel Neia Eberhardt. Segundo ele, os ipês tem se confundido com essas mudanças de clima. "Esse ano o clima foi bem diferenciado. O ipê depende muito do tempo seco, do frio, e nesse ano como o tempo foi muito quente ele [ipê] se confunde um pouco", afirmou. A florada de cada árvore dura em torno de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário