MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Instrutor de autoescola orienta motociclistas sobre uso de corta-pipa


Equipamento de segurança é obrigatório para mototaáxi e motofretes.
Motociclista teve o pescoço cortado por linha de cerol e morreu na sexta.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Na última sexta-feira (7) um motociclista morreu após ter o pescoço cortado por uma linha de cerol, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. De acordo com o instrutor de pilotagem de motos Oswaldo Meron Neves, o acidente podia ter sido evitado caso a vítima usasse um corta-pipa ou aparador de linha, uma espécie de antena, que funciona como equipamento de segurança e protege os motociclistas em situações como essa.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso do corta-pipa é obrigatório para todos os motociclistas do país desde agosto de 2012. Mas na Bahia, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a obrigação é só para mototáxis e motofretes, ou seja, aqueles que transportam pessoas ou mercadorias nas motos.

O corta-pipa é instalado perto de um dos retrovisores da moto, fica na frente do rosto do motociclista, protegendo o condutor das linhas de pipa com cerol. "É feita uma resistência. Eu estou em velocidade, essa linha está coberta com cerol, o que já enfraquece ela, porque é uma competição, ela não pode ter muita resistência. No caso do gancho [que fica na ponta da antena] a linha vai partir. É bem melhor do que estar sem a proteção do corta-pipa e atingir o rosto ou pescoço do corta-pipa", explica o instrutor.

A antena tem cerca de 60 centímetros e fica na altura do pescoço do motociclista. O instrutor de autoescola Oswaldo ressalta que outros equipamentos de segurança também são importantes para evitar acidentes com motocicletas. "O grande problema que nós observamos é a vaidade do motociclista, que ainda não tem a interpretação de que é um equipamento de proteção individual, como o capacete. Acho mais interessante até deixar a moto feia do que ficar com aquelas terríveis cicatrizes de 50 a 100 pontos, se sobreviver", observa.
Oswaldo Meron explica que o corta-pipa pode ser instalado nos dois lados da moto ou apenas em um deles. "Uma sugestão é que ele [motociclista] coloque a bandeirinha do clube dele, ou do time, não tem problema nenhum", indica.
Segundo o instrutor de moto, há uma resistência dos condutores desses veículos em usar os equipamentos de segurança em geral, como o capacete, luvas e jaqueta. "No momento em que um motociclista cai, só tem mesmo o capacete como proteção", destaca.

Investigação criminal
Segundo a Polícia Militar, a apreensão de cerol não é realizada porque não há legislação sobre o assunto. A polícia diz ainda que quando acontece um crime com cerol é aberto um inquérito para que o caso seja investigado.
Na Câmara Municipal de Salvador também não tramita nenhum projeto de lei que prevê uma apreensão ou fiscalização em torno do uso das linhas com cerol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário