MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Influência lusitana na educação de crianças é tema de evento no Pará


Programação faz parte da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.
Pesquisas sobre infância na Amazônia são apresentadas.

Do G1 PA

Mais de 512 anos após o descobrimento, poucas pessoas imaginam que Portugal ainda está presente no cotidiano das populações da Amazônia. Mas uma programação neste sábado (22) durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, promete mudar essa ideia. Professores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentam suas pesquisas sobre a influência portuguesa na educação de crianças na região, especialmente no Pará, entre o final do século XIX e início do século XX e explicam como essa influência ainda pode ser notada até os dias de hoje.
Influência portuguesa está até na forma como amazônidas educam crianças, diz pesquisadora (Foto: Divulgação / Agência Pará)Influência portuguesa está até na forma como amazônidas educam crianças, diz pesquisadora (Foto: Divulgação / Agência Pará)
Com o tema “História da infância no Brasil e em Portugal: aproximação e distanciamento", a pesquisadora Laura Alves faz alusão a relação entre a região e o país homenageado da feira este ano: Portugal.
De acordo com a pesquisadora elementos como o castigo físico usado para disciplinar crianças e até a forma como as mães falam e cuidam de seus filhos fazem parte de uma herança cultural lusitana. “A severidade e a rigorosidade com que as crianças eram disciplinadas são características herdadas desde os colonizadores e dos jesuítas na Amazônia”, explica Laura Alves, coordenadora da mesa.
Imagens de álbuns de família ajudam a estudar influência lusitana na Amazônia. (Foto: Alexandre Moraes / UFPA)Imagens de álbuns de família ajudam a estudar
influência lusitana na Amazônia. (Foto: Alexandre
Moraes / UFPA)
Outra pesquisa apresentada durante o evento é baseada no levantamento de fotografias de meninos e meninas do acerco da Fundação Tancredo Neves, em Belém. "Analisando álbuns de família é possível ver traços europeus desde a forma como as crianças eram vestidas até a maneira como elas pousavam para as fotos", aponta Laura Alves.
De acordo com a professora estudos históricos sobre a influência de Portugal na Amazônia em relação a infância ainda são raros. “Minha preocupação se concentra na tentativa de localização dos documentos históricos que ainda não foram analisados sob o contexto cultural da educação das crianças, por isso a ideia da mesa. Na programação vamos poder compartilhar essas descobertas com a sociedade”, convida.
Serviço:
História da infância no Brasil e em Portugal
Dia 22 de setembro
Sala Multiuso 6 – Hangar – Feria Pan-Amazônica do Livro 2012
Horário: 10h30 às 12:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário