MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Índios fazem protesto e ocupam fazenda em MS, diz Funai


Fazenda fica em Paranhos, na região de fronteira com o Paraguai.
Índios reivindicam conclusão da demarcação daTerra Potrero Guassu.

Do G1 MS

Indígenas das etnias guarani-kaiowá e nhandeva ocupam, desde a manhã de segunda-feira (3), parte de uma fazenda localizada em Paranhos, a 477 km de Campo Grande, na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Segundo informações da Fundação Nacional do Índio (Funai), aproximadamente 400 índios estão no local e não há registros de conflitos na região até o momento.
Segundo informações da Funai, os índios reivindicam a conclusão do processo demarcatório Terra Indígena Potrero Guassu, que foi declarada como território indígena em 13 de abril de 2000, por meio da Portaria nº 298. Atualmente os índios ocupam uma área de aproximadamente 1 mil, dos 4 mil hectares previstos pela Portaria. O resto do território ainda é ocupado por fazendeiros por conta de uma liminar judicial.
O coordenador da Funai na região, Silvio Raimundo da Silva, informou ao G1 que uma equipe de servidores do órgão estará no local na tarde desta terça-feira (4). “Já solicitamos o apoio da Polícia Federal. Só vamos saber como está a situação no local quando conseguirmos chegar lá”, afirmou ele.
Silva explicou que a demora na conclusão dos processos demarcatórios motivam os conflitos entre índios e produtores rurais na região. Há menos de um mês, um grupo de pistoleiros atacou a aldeia indígena Arroio Korá, também em Paranhos. O ataque ocorreu na madrugada do dia 10 de agosto, quando índios da etnia guarani-kaiowá iniciaram um protesto e ocuparam áreas de uma fazenda no entorno da aldeia.
Lideranças indígenas informaram à polícia que um índio desapareceu após a ação dos pistoleiros. A Polícia Federal instaurou dois inquéritos para investigar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário