MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Índios de 16 aldeias entregam carta com pedidos ao Governo Federal


Cacique da aldeia Kayapó entregou cópias à vários órgãos do governo.
Documento tem oito reivindicações de 16 aldeias de todo o Brasil.

Do Globo Rural

O território kayapó tem cerca de 40 aldeias espalhadas por 11 milhões de hectares, ao longo da bacia do Rio Xingu.
São oito mil índios com fama de bravos e defensores da terra. A aldeia Moikarakô, que fica no município de São Félix do Xingú, no Pará, recebeu na semana passada cerca de 1.200 índios de diversas etnias. Eles discutiram os principais problemas enfrentados nas aldeias e elaboraram um documento para ser entregue ao governo, em Brasília. A missão ficou por conta do cacique Akiaboro.
Na Procuradoria Geral da República, o cacique participou de uma audiência com a vice-Procuradora, Débora Duprat e com o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves. A falta de remédios, médicos e de postos de saúde são alguns dos problemas que os índios relatam na carta.
De acordo com o secretário, no ano que vem, o governo vai aumentar os recursos destinados à saúde indígena.
O documento de sete páginas também tem outros pedidos, como a revogação da portaria que dispensa o governo de consultar os índios para a construção de obras públicas como estradas e usinas hidrelétricas dentro de reservas. Eles pedem ainda, estrutura para o desenvolvimento de atividades produtivas que garantam renda e uma faixa de proteção no entorno das terras indígenas, para evitar que espécies nativas sejam contaminadas por produtos transgênicos.
Segundo o cacique Akiaboro, a Funai vai entregar cópias da carta a vários Ministérios, ao Congresso Nacional e também ao Palácio do Planalto. Os índios querem uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para tratar dos problemas das aldeias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário