MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Greve dos bancários começa nesta terça-feira; veja o que funciona na BA


Categoria decretou paralisação geral por tempo indeterminado no dia 12.
Procon diz que boletos vencidos podem ser pagos sem multas após greve.

Do G1 BA

Começa nesta terça-feira (18) a greve dos bancários. Na Bahia, a categoria decidiu em assembleia realizada na quarta-feira (12) interromper o funcionamento dos bancos por tempo indeterminado.
Na noite de segunda-feira (17), a categoria voltou a se reunir no Ginásio dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador, para organizar as ações durante o movimento.
Os bancários reivindicam aumento salarial de 10,25%, piso salarial de R$ 2.416 e mais segurança nas agências. A Federação Nacional dos Bancos ofereceu até agora um percentual de 6%. Segundo o sindicato da categoria, a Bahia tem 16 mil bancários. Por lei, pelo menos 30% do efetivo de funcionários deve trabalhar durante a greve. O não cumprimenro pode gerar multa à categoria.
“Nós definimos um maior investimento na questão da segurança porque não só os bancários, mas a população, são vítimas dos sequestros, que deixam sequelas para o resto da vida e queremos que os bancos invistam muito mais na segurança. Temos também a questão da saúde, que a categoria é vítima dessa história de exigir cada dia mais e mais metas e isso está levando ao adoecimento da categoria bancária, portanto queremos mais respeito da categoria bancária”,  diz Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários.
Serviços
Durante o período de greve, serviços como solicitação de empréstimos, transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos de contas acima de R$ 5 mil serão suspensos. As demais atividades podem ser feitas pela internet e nos terminais de autoatendimento.
Alguns clientes demonstraram insegurança com a greve e procuraram as agências bancárias ainda na segunda-feira.
“Questão mesmo de boletos, que os próprios bancos enviam e a gente não tem como pagar. Eu mesmo passei por uma experiência na última greve em que eu tinha um acordo junto a um banco e não consegui realizar o pagamento na data hábil por motivo da greve”, diz um correntista.
“Eu já tomei minhas providências, já resolvi meus assuntos. Agora vamos ver até quando essa greve vai durar”, afirma Dona Maria Ângela Encarnação
Rubem Carneiro, coordenador do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), explica que as pessoas que tiverem suas contas vencidas têm direito de fazer os pagamentos nas agências após o término da greve, sem o acréscimo de juros, multas ou correções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário