MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Festival Pan Amazônico é realizado em Belém


Sessão de abertura será exibida no próximo dia 22 de setembro.
Serão realizadas três mostras simultâneas de filmes, além de uma oficina.

Do G1 PA

A partir do próximo dia 22 de setembro, Belém vai receber o Festival Pan Amazônico de Cinema, o Amazônia Doc. Esta é a 4ª edição do evento, que em 2012 traz à capital paraense três mostras simultâneas de filmes, além de uma oficina sobre documentários em mídias móveis. Todas as atividades do Festival, que vai até o dia 30 de setembro, são gratuitas.
A sessão de abertura traz o filme "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", dia 22 de setembro. (Foto: Divulgação)A sessão de abertura traz o filme "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", dia 22 de setembro. (Foto: Divulgação)
Na sessão de abertura, dia 22, o público poderá conferir o curta metragem "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", de Roger Elarrat. Na história, João Batista é um homem frio, que não consegue demonstrar seus sentimentos por Juliana. Ele acredita ter perdido sua alma durante uma brincadeira de infância, e por isso estaria morrendo. O casal parte, então, em uma jornada onde cada um tem suas expectativas: Juliana acredita que seja a única chance de reconciliação com o companheiro, enquanto João crê que a viagem será sua última oportunidade de confrontar com o diabo.
Ainda na sessão de abertura, o documentário “Carta para o futuro”, de Renato Martins, será exibido após o filme de Roger Elarrat. O longa metragem acompanha quatro gerações de uma família cubana durante sete anos. Arquivos da família são misturados à imagens atuais, levando o espectador a fazer uma viagem no tempo. O futuro é questionado pelos personagens, ao mesmo tempo em que falam sobre seu país, suas rotinas e suas conquistas.
"Carta para o futuro", de Renato Martins (Foto: Divulgação)Documentário "Carta para o futuro", de Renato Martins, será exibido em Belém (Foto: Divulgação)
Eventos paralelos complementam a programação
Além da mostra competitiva do Amazônia Doc, durante o festival também será celebrado o centenário do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, através da Mostra Rodrigueana de Cinema. As exibições serão realizadas no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP).
O público também poderá assistir à Mostra de Cinema Português, que vai exibir filmes cedidos pelo consulado português em Belém. A programação desta mostra acontece no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Quem quiser conhecer mais sobre o processo de produção de documentários, poderá participar de uma oficina, realizada de 25 a 27 de setembro. "Microdocumentário em Mídia Moveis" é o tema da oficina, que vai falar da construção, captação e finalização de microdocumentários com até um minuto de duração, filmados com câmeras de diversos formatos - inclusive câmera de celular e câmera digital fotográfica.
Serviço
O Festival Amazônia Doc acontece em Belém entre os próximos dias 22 e 30 de setembro. A sessão de abertura, com o filme "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", será dia 22 de setembro, às 19:30h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, que fica na Avenida Boulevard Castilhos França, s/n. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário