MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Festival de dança reúne bailarinos internacionais em Belém


Belém recebe 19º Festival Internacional de Dança da Amazônia.
Evento é realizado entre os dias 25 e 30 de setembro.

Do G1 PA

Bailarinos de diversos países se encontram em Belém na 19ª edição do Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), que começa a partir de terça-feira (25) e segue até 30 de setembro.
O festival será realizado no Theatro da Paz, com programação também em outros quatro espaços alternativos da cidade: Praça da República, Espaço São José Liberto, Teatro Gasômetro e em um shopping localizado na Avenida Visconde de Sousa Franco.
André Valadão, diretor do grupo 'Gran Ballet de Orlando', diz que o Brasil se destaca pelo talento de vários bailarinos (Foto: G1)André Valadão, diretor do grupo 'Gran Ballet de
Orlando', diz que o Brasil se destaca pelo talento
de vários bailarinos (Foto: G1)
Nesta segunda-feira (24), representantes do grupo “Gran Ballet de Orlando”, dos Estados Unidos, considerada uma das maiores academias de treinamento do mundo, realizaram os ensaios para o evento. Para o diretor da companhia de balé americana, André Valadão, brasileiro radicado nos Estados Unidos, o Brasil não possui tradição pela produção de dança, mas se destaca pelo talento de vários bailarinos, alguns deles brilhando em companhias de outros países. “Estar em Belém, depois de cinco anos, é mais do que uma honra. Estou muito feliz em poder voltar", diz o coreógrafo.
Com o objetivo de criar e promover o conhecimento da cultura local e a troca de conhecimento de técnicas da dança. “Trabalhamos nesse festival com a reciclagem da dança, e o intercâmbio dela. É muito difícil que as pessoas tenham oportunidade de assistir a um espetáculo com artistas tanto de fora do estado como do país. O Fida é essa oportunidade”, explica Clara Pinto, bailarina e coordenadora do evento.
O homenageado desta edição do festival será o carioca Fábio de Mello, diretor artístico do Fida, e responsável pela montagem do balé principal, "Encontro das Águas", que vai apresentar coreografia inspirada na história da Amazônia e seus elementos mais representativos.
Bailarinos de vários países se reúnem na capital paraense durante o Fida (Foto: G1)Bailarinos de vários países se reúnem na capital paraense durante o Fida (Foto: G1)
Convidados do Fida 2012Entre os convidados desta 19ª edição estão nomes como Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, Federico Fernandez e Larisa Hominal, primeiros bailarinos do Theatro Cólon de Buenos Aires, e Cícero Gomes, primeiro solista do Municipal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário