MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Festival de cultura paulista tem danças e comidas típicas na capital


Revelando São Paulo acontece no Parque Vila Guilherme, na Zona Norte.
Evento terá oficinas, brincadeiras e apresentações tradicionais.

Do G1 SP

Festival vai contar com apresentações de música e dança, e também com oficina para confecção de bonecos de carnaval (Foto: Reinaldo Meneguim/Divulgação)Festival vai contar com apresentações de música e dança, e também com oficina para confecção de bonecos de carnaval (Foto: Reinaldo Meneguim/Divulgação)
A cidade de São Paulo recebe o XVI Revelando São Paulo a partir deste final de semana. O evento é um festival que celebra a cultura tradicional de todo o estado, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 200 municípios. Durante os dez dias de programação, os universos caipira, caiçara, tropeiro, quilombola e indígena do estado paulista serão contemplados. O Revelando SP começou na sexta-feira (14) e vai até o dia 23 de setembro.
Cerca de 250 grupos vão se apresentar nos encontros de catira, violeiros, sanfoneiros, batuques, fandangos e orquestras de viola no Parque da Vila Guilherme, na Zona Norte da capital. Além das apresentações, serão instalados 90 espaços de culinária, 120 de artesanato, um Rancho Tropeiro, uma tenda cigana e um espaço quilombola. Serão realizados ainda cortejos pelas ruas da cidade e corridas de cavalhada.
Oficinas e brincadeiras
Durante o evento, serão oferecidos dois cursos de oficina de barro e de confecção de bonecos e cabeções dos carnavais de rua. As máscaras e os outros apetrechos feitos durante as oficinas farão parte de cortejos do festival, junto com blocos de diversas cidades.
As crianças também poderão conhecer brincadeiras dos tempos de seus pais e avós, como peão, bonecas de pano, cavalinho de madeira, pega-pega e cinco marias.
Além das brincadeiras, durante todos os dias do festival, cerca de 150 animais - entre cavalos, bois, búfalos e mulas - circularão na arena do parque, possibilitando ao público um passeio rural no evento. O espaço também conta com galinhas, cabras, porcos e vacas.
Culinária
Dos doces aos pescados, passando pela comida tropeira, todas as regiões do estado estarão representadas nos espaços de culinária. Quem aprecia um bom café terá a chance de saborear a bebida feita com grãos torrados artesanalmente, socados no pilão e passados no coador de pano. Para acompanhar, as opções são diversas: bolo de milho, bolinho de chuva, broa, goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas.
Sexta-feira tem programação com grupos de quadrilha  (Foto: Reinaldo Meneguim/Divulgação)Sexta-feira tem programação com grupos de
quadrilha (Foto: Reinaldo Meneguim/Divulgação)
Programação
O festival começou na sexta-feira (14) com um dia repleto de apresentações de dança e música. Neste sábado (15), às 16h, o “Ubunto” reunirá irmandades religiosas na Paróquia de São Sebastião para um cortejo afro na Zona Norte. No domingo (16), uma grande cerimônia com a presença de representantes de várias religiões – afro, evangélicas, católica, budista, entre outras – vai culminar com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, no Parque da Vila Guilherme.
A partir da segunda (17), os dias começam com sessões de meditação, conduzidas por diversos grupos – de paróquias a indígenas. As programações abarcam diversos tipos de músicas e danças, divididas em categorias. Quem gosta de dançar quadrilha, por exemplo, pode aproveitar a festa no parque a partir das 12h da sexta-feira (21). Já a partir das 10h do sábado (22), há o encontro de Folias de Reis.
No domingo (23), os carros de bois, tropas e tropeiros vão sair em cortejo às 8h até o Parque da Juventude, retornando 12h ao local da festa. O encerramento contará com as apresentações do Reisado Sergipano Bumba Meu Boi do Guarujá e do Abaçaí Balé Folclórico de São Paulo.
A programação completa pode ser vista no site do festival.
Serviço:
XVI Revelando São Paulo
Data: 14 a 23 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local - Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário