MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estudantes fecham reitoria da UFPB e impedem entrada de funcinários


Objetivo é a retomada das negociação do governo com docentes em greve.
Servidores foram barrados e serviços estão suspensos, dizem estudantes.

Do G1 PB

Servidores da UFPB ficaram impedidos de entrar na reitoria por conta do protesto estudantil desta segunda-feira em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Servidores ficaram impedidos de entrar na reitoria
por conta do protesto estudantil desta segunda
em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Os alunos da UFPB que haviam acampado na reitoria na última quarta-feira (29), com o objetivo de pressionar o governo federal a atender as reivindicações dos docentes em greve, decidiram, na manhã desta segunda-feira (3), fechar as entradas e impedir a entrada de servidores no prédio. Segundo os estudantes, a partir desta segunda, a presença na reitoria não se trata mais de um alojamento, mas de uma ocupação em prol da retomada das negociações. A suspensão dos serviços encontrados no prédio da reitoria, que a princípio seria por tempo indeterminado, aconteceu até às 13h. No entanto, apesar da abertura do prédio, os funcionários acabaram indo embora e o serviço está parado no local.

De acordo com a assessoria do reitoria da UFPB, a manifestação dos alunos faz parte de um movimento legítimo e nacional, no qual, não cabe a reitoria atender às reivindicações. O chefe do gabinete do reitor da UFPB negocia com os estudantes para que a desocupação ocorra de maneira pacífica. Ainda conforme a assessoria, nenhuma medida extrema seria tomada. Uma possível intervenção judicial só aconteceria caso a ocupação se perpetuasse por muito tempo, o que de acordo com a assessoria, não deve acontecer.
O estudante de Serviço Social, Lucas Bezerra, afirmou que a atitude extrema é para que o governo federal se sinta pressionado a reabrir as negociações com os docentes em greve. “Não há nenhum funcionário dentro do prédio da reitoria. A finalidade desta ação é de que nenhum servidor esteja trabalhando para que nenhum serviço seja oferecido. Queremos a retomada das negociações, queremos que os docentes tenham suas reivindicações atendidas. Agora nós, de fato, ocupamos a reitoria por tempo indeterminado”, comentou.
Ainda de acordo com o o estudante, o fechamento das entradas aconteceu sem nenhum tipo de confronto com os servidores. Cerca de 60 estudantes estão participando da ocupação da Reitoria da UFPB. A greve dos professores da UFPB já dura mais de 100 dias e cerca de 40 mil estudantes estão sem aulas. De acordo com o comando de greve, 53 universidades federais continuam em greve e apenas seis aceitaram a proposta do governo de reajuste salarial entre 25 e 40%.
Entre as reivindicações dos professores estão o reajuste dos salários e a uniformização dos níveis de carreira da classe, para que de 17 níveis, exista apenas um. Na próxima quarta-feira (5), os docentes da UFPB realizarão uma nova assembleia. Segundo a assessoria, a reunião também tem o objetivo de pressionar o governo, para que ceda e volte as negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário