MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Estudantes desocupam restaurante da Uefs, na Bahia


Estudantes ocupavam unidade desde abril de 2012 pedindo melhorias.
Instituição definiu comissão técnica e apuram prejuízos para sindicância.

Do G1 BA

Uefs (Foto: Reprodução/TV Subaé)Estudantes acamparam estavam no restaurante
universitário desde abril de 2012.
(Foto: Reprodução/TV Subaé)
Cerca de 40 estudantes que ocupavam o restaurante da Universidade Estadual de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, desocuparam a sede da unidade na segunda-feira (3).

De acordo com nota oficial da instituição, a administração superior decidiu "construir uma comissão técnica, com a participação de observadores de entidades representativas dos diversos segmentos da comunidade". Em nota a instituição diz ainda que irá devolver o espaço à empresa contratada para que a mesma avalie a possibilidade de retomada dos serviços de alimentação, que vigora até dezembro, além de garantir conclusão do processo de sindicância que irá apurar os prejuízos e responsabilidades dos ex-ocupantes.

Durante manifestação os jovens reivindicaram melhor higiene do espaço, fiscalização sanitária, melhoria da qualidade dos alimentos e solicitavam que a comida fosse fornecida gratuitamente para todos os estudantes, e não somente para os residentes, já que é cobrado R$ 1 por refeição.
Isolamento
Em julho, todo o prédio onde fica localizado o restaurante ficou sem água e sem luz. As janelas também foram bloqueadas com tapumes. A intenção foi evitar a entrada de água e comida. A circulação de pessoas no local ficou proibida, com ressalva para a saída dos alunos que ocupam o prédio. Membros da reitoria e alguns professsores da universidade permaneceram no local para evitar confrontos entre os seguranças e os invasores. A reitoria da Uefs informou que foi criada uma comissão para apurar as responsabilidades de possíveis danos ao patrimônio da instituição.
Em nota, a universidade diz que entre as reivindicações dos manifestantes a única solicitação que não foi atendida é referente à relocação imediata do restaurante self-service para outro local, fato que implica na ampliação do espaço. A Uefs afirma ainda em nota que se compromete a atender a solicitação dos manifestantes, mas ressalta que precisaria de tempo para a construção do espaço, além de aguardar o término do contrato com a empresa terceirizada que serve o restaurante e de realizar nova licitação.
Entenda o caso
A ocupação do restaurante universitário ocorreu na madrugada do dia 12 de abril. Na ocasião, cerca de 60 estudantes ocuparam o local e montaram acampamentos. Os estudantes também pedem que o restaurante funcione nos finais de semana e que seja ampliado. Várias reuniões foram realizadas entre os estudantes e a reitoria da Uefs, mas não houve acordo. O Restaurante da Universidade Estadual de Feira de Santana é dividido em dois, um self-service, apelidado de “burguesão”, com preços mais altos que o outro, conhecido por “bandejão”.

Intitulado de “Coletivo Rapinagem”, o grupo reivindica o fechamento do “burguesão” e ampliação do “bandejão” para os estudantes. Com a ocupação, os dois restaurantes não funcionam pois a cozinha dos dois níveis foi ocupada pelo estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário