MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Espera por perícia do INSS no DF é a maior do país, aponta instituto


Número de 74 profissionais é insuficiente para atender toda a demanda. Trabalhador espera 34 dias pela consulta; média nacional é de 23 dias.

Do G1 DF

A falta de médicos para fazer a perícia em trabalhadores afastados pelo INSS e que aguardam liberação para retornar ao serviço faz com  que o Distrito Federal. tenha o maior tempo de espera pelo atendimento em todo o país, aponta o instituto.

Em Brasília são necessários 34 dias aguardando pela consulta. A média nacional é de 23 dias. Há casos, como o do engenheiro Adriano Nishiyama, que ficou afastado do trabalho por causa de uma infecção na perna. Ele teve de esperar dois meses até conseguir marcar a perícia.
“Isso é meio complicado mesmo, mexe com o seu psicológico. Os 40 dias que eu fiquei parado, assim, você sempre pensa, alguém pode te substituir no trabalho.”
No Distrito Federal são 11 agências do INSS que fazem esse tipo de atendimento. Em agosto, cerca de 10,5 mil trabalhadores se submeteram à análise de um dos 74 profissionais. Com a alta demanda e como os peritos acumulam funções, a coordenação do instituto tem destinado 70% do efetivo para trabalhar exclusivamente com a perícia.
A coordenadora geral de perícias médicas do INSS do Distrito Federal, Renata Fróes, afirmou à reportagem do DFTV que o quadro de funcionários já está sendo reforçado. “Três já vieram em maio, e pelo nosso planejamento serão necessários ainda mais quatro médicos peritos para o DF, que chegarão em outubro.”
Renata disse também que neste mês o tempo de espera já caiu. Os trabalhadores estão aguardando, em média, 28 dias para agendar a consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário