MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

EPTC consegue liminar para iniciar aluguel de bicicletas em Porto Alegre


Justiça cassou liminar que suspendia o início do serviço neste sábado (22).
Empresa desclassificada na licitação impetrou mandado de segurança.

Do G1 RS

Bicicletas já estão à disposição da população para aluguel (Foto: Marcos Pacheco/Agência RBS)Bicicletas já estão à disposição da população para aluguel (Foto: Marcos Pacheco/Agência RBS)
A suspensão do aluguel de bicicletas em Porto Alegre através de uma liminar da Justiça durou pouco tempo. Na manhã deste sábado (22), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que conseguiu, por meio de um agravo, dar início ao novo serviço na capital gaúcha no Dia Mundial Sem Carro. Uma empresa desclassificada na licitação havia impetrado mandado de segurança na sexta-feira (21).
A liminar foi cassada pela juíza Maria Isabel de Azevedo. Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Capelari, a empresa está autorizada a disponibilizar o serviço. "A liminar foi concedida hoje através de um agravo que cassou essa outra liminar. Estamos autorizados a iniciar a operação do aluguel de bicicletas. Sempre fomos muito transparentes com os concorrentes. Essa empresa vencedora atendeu integralmente e ficou habilitada desde a primeira etapa", disse ele em entrevista à Rádio Gaúcha.
A FG TV Produções alegou que foi desclassificada do Chamamento Público para Apresentação de Propostas por não ter atendido disposições do edital e interpôs recurso administrativo pedindo a suspensão da decisão que declarou a empresa SERTELL Ltda vencedora da licitação. A empresa que impetrou com o mandado de segurança reclama que não foi atribuído efeito suspensivo e também não houve julgamento.
Ainda conforme Capelari, já são mil usuários cadastrados para usar as bicicletas. O serviço fica disponível a partir da manhã deste sábado. Inicialmente, são 50 bicicletas espalhadas em cinco pontos pelo Centro Histórico, mas a meta é ter 400 até abril de 2013.
Usuários começam a testar as bicicletas (Foto: Marcos Pacheco/Agência RBS)Usuários começam a testar as bicicletas
(Foto: Marcos Pacheco/Agência RBS)
Como funciona
O cadastramento é feito pelo site www.movesamba.com/bikepoa, pelo aplicativo "bike poa" nos smartphones, ou pelo portal de voz para celulares convencionais. O serviço funcionará diariamente das 6h às 22h e custará R$ 5 a diária ou R$ 10 a mensalidade.
As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens. São cinco estações: Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores.
A pessoa já cadastrada poderá retirar a bicicleta nas estações de duas maneiras: pelo aplicativo do smartphone ou pelo portal de voz em celulares convencionais. O sistema de auto-atendimento é responsável pela liberação e pela confirmação da devolução.
Programação de sábado
Para marcar o início do serviço, além de ações educativas para uma circulação mais segura e consciente nas ruas, um passeio de bicicleta se iniciou por volta das 9h30, com saída do Largo Glênio Peres, indo até a Usina do Gasômetro, na área central de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário