MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em SP, clima prejudica a maturação da cana-de-açúcar


São Paulo está colhendo uma safra maior de cana-de-açúcar.
Distribuição irregular da chuva reduziu concentração de açúcar nas plantas.

Do Globo Rural

O produtor Roberto Rossetti plantou 450 hectares de cana em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. A produtividade deve ser de 92 toneladas por hectare este ano, volume 7% maior em comparação com o ano passado. Mesmo assim, Roberto acredita que o resultado poderia ter sido outro se ele tivesse investido na renovação do canavial.
A instabilidade do clima e a falta de investimentos na renovação dos canaviais prejudicaram também a produção das usinas. A quantidade de açúcar e o volume de etanol fabricados até agora são menores que os do ano passado.
Do início da safra até agora, as usinas do Centro-Sul do país moeram 261 milhões de toneladas de cana, 15% menos que no mesmo período de 2011. A produção de açúcar está 12% menor e a de etanol caiu 17%.
Em uma usina no município de Batatais, o gerente de divisão agrícola, Leonardo dos Santos, diz que a maturação da cana está abaixo do esperado.
“Faltou chuva nos meses necessários para o desenvolvimento da cana, janeiro, fevereiro e março. A chuva foi abaixo da média histórica e nos meses de maio e junho foram acima da média. Isso impactou na maturação da cana, produzimos mais, porém com menos açúcar”, explica Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário