MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em Codó, MA, população enfrenta dificuldade para usar orelhão de graça

Aparelhos têm sido alvos de vândalos, o que reduz o número na cidade.
Mesmo com dificuldades, moradores aprovaram a iniciativa.

Acélio Trindade TV Mirante
População acha que deve haver mais investimento em orelhões na cidade (Foto: Acélio Trindade)População acha que deve haver mais investimento em
orelhões na cidade (Foto: Acélio Trindade)
Em todo o Brasil, 2.020 cidades já podem fazer ligações locais de um orelhão para outro telefone fixo sem usar cartão. No Maranhão, Codó é um 212 municípios que foram beneficiados com a medida segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações. O estudante Samuel Neves até gostou da novidade. “Isso aí vai melhorar bastante porque algumas pessoas não tem como se comunicar por celular, acha que gasta muito e, assim, vai ser bom, muito bom”, disse.
Mas na cidade, algumas dificuldades tem atrapalhado o uso gratuito dos orelhões. Primeiro, o número reduzido de aparelhos disponíveis no município. Além disso, o grande número dos telefones que não funcionam, impedem a população de fazer uso do serviço. "Não deu certo não (...) É difícil achar um que esteja prestando, é complicado”, afirmou o morador Alamberg Wilkson Araújo.
Mais de 600 orelhões já estiveram espalhados em Codó. Hoje, menos da metade pode ser encontrada na cidade. Os próprios usuários denunciam que se não foram retirados para conserto, os aparelhos foram destruídos pelo vandalismo.
Antes de conseguir encontrar um orelhão em pleno funcionamento, o lavrador José de Sousa contou que certa vez saiu, à pé, do bairro Nova Jerusalém e só foi encontrar um orelhão próximo ao prédio da Receita Federal, Centro da cidade. "Tem que investir no orelhão para cada lugar da cidade. Aí sim, as pessoas vão poder falar", pediu o lavrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário