MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

É LULA TENTANDO LEVANTAR DEFUNTO

Em segundo comício, Lula defende candidatura de Pelegrino em Salvador

Ex-presidente disse que ficou preocupado com resultado de pesquisa.
Ele discursou pouco mais de 15 minutos para cerca de três mil pessoas.

Egi Santana Do G1 BA
Lula em Salvador (Foto: Imagens/TV Bahia)Lula olha para Pelegrino em trecho do discurso. A vice, Olívia Santana, acompanha ao lado de governador Jaques Wagner. A senadora Lídice da Mata observa a fala do ex-presidente  (Foto: Imagens/TV Bahia)
A segunda participação em comício do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ocorreu na noite desta sexta-feira (14), em Salvador. Ele esteve presente na Praça Castro Alves, localizada no Centro Histórico, para apoiar a candidatura de Nelson Pelegrino, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), à prefeitura da capital baiana. O evento começou por volta das 20h30.
Logo no início, Lula comentou sobre a barba, assim como fez em seu primeiro comício, ocorrido em Belo Horizonte na semana passada. De forma bem humorada, afirmou que prefere não se olhar mais no espelho, porque todo mundo já diz que ele está mais bonito. "É a primeira vez que vocês me vêem sem barba. Dizem que eu fiquei mais bonito, que fiquei mais jovem, e eu comecei a gostar. Não estou nem mais olhando para o espelho", comentou.
Ele ainda brincou dizendo que estava acompanhado de vários "enfermeiros", referindo-se aos amigos da política, porque precisava beber água durante o discurso. O governador da Bahia, Jaques Wagner, segurava o copo que o servia. "É o segundo comício que faço em dois anos. Desde o dia 27 de outubro, quando descobri que tinha câncer [na laringe], parei de falar. A garganta ainda tem problema, cansa, começo a tossir. Não tenho mais o vozeirão de Wagner [Jaques], isso com o tempo vai voltar", relatou. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de três mil pessoas participaram do comício.
Lula em Salvador 2 (Foto: Imagens/TV Bahia)Ministra dos Direitos Humanos comparaceu ao
comício (Foto: Imagens/TV Bahia)
O ex-presidente Lula afirmou ter ligação forte com a Bahia e disse que é preciso de "mais tempo" para "recuperar a dignidade do povo pobre". Por diversos momentos, ele citou o candidato ACM Neto, que está à frente nas pesquisas municipais, sem verbalizar o nome do adversário político. "Fiquei muito preocupado que o povo de Salvador ia votar em um cidadão, que não vou dizer o nome, em detrimento a Nelson Pelegrino. Muita gente acha que as desfeitas que estão acontecendo em Salvador é por conta do governo estadual, e não é. Não podemos ter a memória curta", afirmou.
Forçando a voz ainda rouca, Lula falou pouco mais de 15 minutos e comparou a atuação na política à de uma mãe. "Você pode ter o programa que quiser, assumir quantos compromissos que quiser, mas tem um que é sagrado, tem que fazer igual uma mãe, olhar para os que mais necessitam. Não é preciso ir para a faculdade para governar, é só conversar com uma mãe, que tem três, quatro filhos", disse como conselho ao candidato petista. Lula saudou a candidata a vice-prefeita, Olívia Santana (PC do B), e enalteceu a escolha de uma pessoa negra e mulher, exemplificando a recente vitória de Dilma Rousseff à presidência da República.
Estiveram presentes a ministra dos Direitos Humanos, Mária do Rosário; a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins; o governador Jaques Wagner e a primeira-dama, Fátima Mendonça; além de representantes do PT, entre deputados, senadores, vereadores e secretários de estado. No sábado (15), Lula discursa em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, e, em seguida, viaja para São Paulo, onde também subirá ao palanque.
Pesquisa
A terceira pesquisa do Ibope foi divulgada na quinta-feira (13). Pelegrino apresentou o crescimento de 11 pontos percentuais, com 27% das intenções de votos. Na liderança permanece o candidato ACM Neto (DEM), com 39% das intenções. Mário Kertész (PMDB) aparece com 6%, seguido de Márcio Marinho (PRB), com 3%, Hamilton Assis (PSOL), com 2% e Da Luz (PRTB), com 1%.
Brancos ou nulos somaram 13% e não sabem ou não responderam pontuaram 8%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo e foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Salvador. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número 00142/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário