MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Defesa Civil decreta estado de alerta no DF; focos de incêndio aumentam


Umidade ficou abaixo dos 20% por três dias consecutivos, diz Defesa Civil.
Órgão recomenda suspensão de atividade física em escolas das 10h às 17h.

Do G1 DF

A Defesa Civil decretou na tarde desta terça-feira (4) estado de alerta no Distrito Federal por causa da seca. De acordo com a Defesa Civil, a decisão aconteceu após a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 20% nos últimos três dias.
Um incêndio atingiu na manhã desta terça-feira (4) a região do Park Way (Foto: Reprodução/ TV Globo)Incêndio que atingiu na manhã desta terça-feira (4) a região do Park Way (Foto: Reprodução/ TV Globo)
A Defesa Civil recomendou que as atividades físicas ao ar livre sejam suspensas em todas as escolas públicas do DF entre 10h e 17h. Os órgãos públicos devem adotar medidas para minimizar os efeitos da seca. As atividades devem ser suspensas para os funcionários ou alunos que apresentarem sintomas como tosse, falta de ar e mal-estar.
O Distrito Federal está há 79 dias sem chuva e a umidade do ar atingiu no último domingo 16%. Segundo a Defesa Civil, em 72 horas eles vão avaliar a necessidade de novas medidas. Este ano, a Defesa Civil decretou duas vezes estado de atenção por causa da seca. Em 2011, quando a umidade atingiu o índice de 10%, foi decretado estado de emergência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade acima de 60%. Entre 30% e 20% é considerado estado de atenção. Abaixo de 20% até 12% é decretado o estado de alerta.
Focos de incêndio
O tempo seco aumenta o número de focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros informou que até às 16h desta terça-feira (4) recebeu mais de 380 chamados para combate a focos de incêndio em várias regiões do Distrito Federal. De acordo com os bombeiros, muitas chamadas são para o mesmo local. Quatro unidades estavam fazendo o combate ao fogo em 30 focos.
Dois aviões também estão sendo utilizados nos combates às chamas. As ocorrências começaram por volta das 9h desta terça. Na região do Park Way foi registrado um incêndio de média proporção por volta das 13h.
A fumaça das áreas queimadas são vistas de vários pontos do DF (Foto: Reprodução/ TV Globo)A fumaça das áreas queimadas são vistas de vários pontos do DF (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Segundo os bombeiros, o registro mais grave é o incêndio no cerrado na região da Torre Digital. A fumaça provocada pelos focos de incêndio no DF podem ser vistas de vários pontos da cidade. Na tarde desta terça, a região da Asa Norte estava encoberta pela fumaça.
O Corpo de Bombeiros ainda não tem a extensão da área queimada nesta terça-feira. Dados indicam que o número de focos de incêndio florestal no Distrito Federal aumentou 54,6% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2011. Apesar disso, a área queimada no período teve queda de 58,3%.
tempo seco df (Foto: Foto: Arte/G1)tempo seco df (Foto: Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário