MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Crianças devem evitar o uso de cosméticos, recomenda pediatra


Médico em Campo Grande diz que pele da criança pode sofrer com alergias.
Anvisa faz consulta pública sobre uso de cosméticos por crianças.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública pela Internet para saber a opinião da população sobre o uso de cosméticos em crianças com até 12 anos de idade. Entre as questões suscitadas pelo órgão, estão a autorização da entrada no Brasil de desodorantes e sombras para crianças, e qual a idade mínima para usar os produtos.
Nas escolas, o assunto é levado a sério. Em uma instituição de Campo Grande, por exemplo, as professoras e coordenadoras desenvolvem um trabalho conjunto com os pais de alunos. "Nossa orientação é não deixar de brincar para ter a maquiagem. Infelizmente algumas crianças trocam o brinquedo pela maquiagem, mas estamos sempre orientando elas, para que a maquiagem não seja um objeto tão importante", explica a coordenadora pedagógica Janaína Bertoldi.
O uso de maquiagem por crianças é uma preocupação dos pediatras, porque nem sempre os produtos usados pelas mães são recomendáveis para as filhas. O presidente da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, Alberto Cubell Júnior, diz que os pais devem evitar ao máximo que as crianças com até os cinco anos de idade usem maquiagem, ainda mais se os produtos não tiverem procedência conhecida ou o selo da Anvisa. "A pele da criança é mais sensível que a do adulto. Alguns produtos podem provocar alergias graves ou conter até mesmo substâncias cancerígenas, no caso de produtos adquiridos no exterior", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário