MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cresce número de procedimentos de vasectomia no Brasil


Vasectomia é um método de esterilização para os homens.
Cirurgia não deixa sequelas e não interfere na potência sexual.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

A vasectomia é um método de esterilização para os homens. Um assunto ainda cercado de muitos preconceitos, tabus e, principalmente, falta de conhecimento.
Na maioria das vezes a mulher é totalmente responsabilizada pelo controle da natalidade. Mas o homem pode participar efetivamente, se submetendo a uma vasectomia. Em Caxias a falta de acesso não é problema, a baixa procura pelo procedimento no município se deve à falta de informação.

No Brasil, segundo o Sistema Único de Saúde, há critérios para um homem realizar a cirurgia. O SUS só permite que essa cirurgia seja realizada em homens com mais de 25 anos e que já tiveram no mínimo dois filhos.

Uma das principais preocupações são relacionadas com os reflexos da cirurgia na vida sexual. O procedimento não deixa sequelas, leva em média meia hora e pode ser, em alguns casos, reversível.
Atualmente, o procedimento é encarado com mais tranquilidade, tanto que o número de cirurgias desse tipo realizadas no Brasil tem crescido. Somente no SUS a quantidade de procedimentos passou de 7,7 mil, em 2001, para 34 mil, no ano passado, aumento de mais de 300%.
O médico urologista, José Ribamar Calixto afirma que o os homens estão mais conscientes sobre a importância da cirurgia para o planejamento familiar. "Eu acredito que a vasectomia tem sido divulgada como método de controle familar, toda informação sobre ausência de sequelas, não tem interferência com a libido ou câncer de próstata, faz com que os homens procurarem mais", disse. Os critérios para realização da cirurgia são estipulados por lei, ainda segundo o médico.

Um comentário:

  1. não é justo,é um erro do sus estabelecer esta regra de ter no minimo 2 filhos e se a familia querer ter apenas um filho? pois os impostos que pagamos, as regras são as mesma para todos!

    considerem!

    ResponderExcluir