MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Cresce número de denúncias de violência contra idosos no Pará


Dados são do Conselho Estadual do Idoso.
No primeiro semestre de 2012, foram mais de 170 ocorrências.

Do G1 PA

Dados do Conselho Estadual do Idoso no Pará mostram que, de 2000 a 2010, houve um aumento de 70% na população de idosos do estado. Só na capital paraense, de 88.860 idosos registrados em 2000, houve um crescimento de aproximadamente 67%, chegando a 148.201 idosos em 2010.
No ano de 2011, o Conselho registrou 126 denúncias de violência contra o idoso. Somente no primeiro semestre de 2012, o número de ocorrências já ultrapassa a marca de 170. "As pessoas podem denunciarr qualquer tipo, não só a violência física mas também a violência institucional. Casos de não reconhecimento do direito do idoso, mau atendimento em uma repartição ou banco, isso tudo é caracterizado como violência institucional. E é pouco pontuado. Geralmente nós pontuamos mais a violência física", explica o conselheiro José Eduardo Pontes.
Segundo o conselheiro, caso necessite, qualquer pessoa pode procurar o órgão para fazer denúncias e até mesmo, solicitar apoio. "Aqui a pessoa recebe acompanhamento judicial, faz denúncias e tem acesso à programas relacionados aos idosos", informa.
Fiscalizar, elaborar políticas públicas, e garantir o cumprimento delas, são responsabilidades do Conselho. Sobre o aumento no número de denúncias, Pontes acredita que isso seja um reflexo da conscientização das pessoas. "A sociedade talvez tenha se sensibilizado mais. Ou talvez porque o número de idosos esteja aumentando. 90% dos casos de violência física e apropriação de bens dos idosos são cometidos dentro dos próprios lares deles. O mundo está envelhecendo. Tem de haver políticas públicas na área da saúde, na área da assistência social, em todas as áreas, principalmente na educação, à respeito de uma educação de cidadania, para que as pessoas quebrem essa mitologia de que o idoso não serve mais pra nada", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário