MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Classes D e E são responsáveis por quase 70% do consumo no Nordeste


Pesquisa é da Nielsen, consultora de indústrias que atuam na região.
Setor de higiene e beleza foi o que mais cresceu no Nordeste.

Do G1 PE

Uma pesquisa feita pela Nielsen, que presta consultoria para indústrias que atuam no Nordeste, apontou que as classes D e E são responsáveis por quase 70% do consumo na região. O levantamento também mostra que esses nordestinos estão adquirindo imóveis e comprando mais eletrodomésticos.

A pesquisa mostra ainda que o crescimento do consumo na região, 0,6%, foi o dobro do registrado no resto do Brasil, de 0,3%. As responsáveis por esse resultado são, principalmente, as famílias das classes D e E, que ganham até R$ 680  por mês. "Todo crescimento que a gente vê nos últimos cinco anos é fruto de programas de assistencialistas e de investimento de empresas na região", analisa a coordenadora de atendimento da Nielsen para o Nordeste, Thais Castro.
A empregada doméstica Márcia de Souza conseguiu comprar a casa própria e consegue, aos poucos, reformá-la. "Nunca imaginei que eu chegaria até aqui. Quando eu morava de aluguel, me perguntava para onde a gente ia. Eu e meu marido temos carteira assinada, é mais trabalho que a gente vai ganhando, mais dinheiro para a gente construir os nossos sonhos", conta Márcia.
O aumento da renda das famílias transformou também os carrinhos de compras dos supermercados. Os clientes querem levar para casa produtos mais sofisticados. Para conquistar essa clientela, as indústrias adotaram estratégias, principalmente no formato das embalagens - promocionais, com maior quantidade e feitas de material que baixam os custos do produtos se multiplicam nas prateleiras dos supermercados.
A pesquisa mostrou ainda que o setor de higiene e beleza foi o que mais cresceu na região, por causa de produtos diferenciados. As redes de supermercado perceberam que, organizando as prateleiras de maneira diferente e oferecendo compras parceladas, as vendas aumentaram. "Os parcelamentos agora chegam até a 18 vezes", conta o gerente Ionaldo Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário