MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cineasta Vladimir Carvalho doa casa e museu do cinema à UnB


Ex-professor da universidade, cineasta coletou acervo por meio século.
Entre as peças, a moviola usada por Glauber Rocha em “Terra em Transe".

Do G1 DF

O cineasta Vladimir Carvalho doou para a Universidade de Brasília (UnB) seu acervo de mais de meio século de carreira, que começou a ser organizado há 18 anos, além da própria casa que abriga todas as peças, conta reportagem do Bom Dia DF.

O “Cinememória” reúne relíquias como cartazes de filmes, livros, câmeras, jornais, revistas, fotos e máquinas como a moviola utilizada por Glauber Rocha para editar o filme “Terra em Transe”.

“O filme, como as pessoas, eles degeneram, eles morrem. Então é preciso que haja alguma coisa que sinalize essa necessidade de preservar, não só a memória do cinema brasiliense, como possibilitar à sua população desfrutar dos benefícios de uma cinemateca”, afirma o cineasta.
Não é propriamente um presente, é uma devolução. Devo muito à universidade, é uma instituição que tem tudo para realizar a preservação desse acervo"
Vladimir Carvalho - cineasta e ex-professor da UnB
Em todos os cômodos da casa é possível encontrar itens que contam um pouco da história do cinema brasileiro. Há cartazes na garagem, uma biblioteca com mais de 4 mil livros na cozinha, jornais e revistas em um guarda-roupa. Na sala, algumas das primeiras câmeras. Há ainda um espaço com 25 lugares para ouvir histórias.
Professor da UnB por 24 anos, Vladimir pesquisou, separou e catalogou tudo o que conseguiu sobre a história do cinema brasileiro e de seus 23 filmes, entre eles “O País de Saruê”, filme de 1971, que foi selecionado para o Festival de Cinema de Brasília mas acabou apreendido pela censura, e “Rock Brasília – A Era de Ouro”, que abriu o mesmo festival no ano passado.
“Não é propriamente um presente, é uma devolução. Devo muito à universidade, é uma instituição que tem tudo para realizar essa preservação desse acervo”, disse
A casa onde está o Cinememória está localizada na W3 Sul. Mais informações pelo telefone (61) 3225-8680.

Nenhum comentário:

Postar um comentário