MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chuva beneficia plantio da safra de arroz no Rio Grande do Sul


Plantio estava ameaçado por causa da seca prolongada.
Mesmo assim, alguns produtores devem trocar o arroz pela soja.

Do Globo Rural

A chuva foi uma ótima notícia para o agricultor Domingos Balconi.
Os 220 milímetros que caíram em Santa Maria em setembro garantiram o plantio dos 48 hectares de arroz. O trabalho começa em outubro.
No começo do mês, o açude de uma propriedade estava com 20% da capacidade. Depois da chuva, o percentual subiu para 80% e ainda falta puxar água com a bomba. O equipamento canaliza a água que fica acumulada para o açude.
Segundo a Federarroz, antes da chuva, faltava água para quase um terço da área total do estado. Um novo levantamento vai ser feito em outubro, mas o cultivo ainda deve ter redução.
“Têm áreas que os agricultores já tomaram a decisão de não plantar arroz por dois motivos: um pela estiagem e outro pela alta valorização da soja”, explica César Medeiros, agrônomo da Emater.
Paulo Lederes, de São Gabriel, vai dar preferência para a soja. “Em nossa propriedade são 600 hectares, eu ia plantar só soja, mas como a chuva veio, vou plantar 100 hectares de arroz”, diz.
Por causa dos bons índices de chuva, o município gaúcho de Bagé suspendeu o racionamento de água. Depois oito meses, a população volta a ter água na torneira o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário