MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chá 'cult' traz a história do caminho das especiarias de volta ao Recife


Evento atrai pesquisadores, estudiosos e interessados em gastronomia.
Quarta edição comemora os rituais ingleses na Fundação Gilberto Freyre.

Gabriela Belém, G1 PE
Típico chá da tarde inglês será o tema da quarta edição do projeto (Foto: Divulgação)Típico chá da tarde inglês será o tema da quarta
edição do projeto (Foto: Divulgação)
Imagine um chá da tarde inspirado nas nuances da cultura inglesa em meio a estudiosos, pesquisadores e interessados em geral nas histórias e curiosidades sobre uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo. É com esse espírito que acontece a quarta edição do “Chá com Charme”, evento que tem como cenário os jardins e terraços da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, zona norte do Recife, nesta quinta-feira (13).
Em meio ao clima "cult" e a uma atmosfera repleta de ensinamentos em cada detalhe, na antiga morada (hoje local onde funciona a Fundação Gilberto Freyre) do sociólogo, escritor e antropólogo pernambucano –e um dos maiores pensadores brasileiros e criador do clássico "Casa Grande & Senzala" – ocorre periodicamente a troca cultural e gastronômica que vem atraindo cada vez mais adeptos. A tarde também é movimentada por atores, músicos e bailarinos que dão demonstrações do teatro e da dança inglesa.
Atmosfera 'cult' e público intelectualizado debatem histórias do chá no evento (Foto: Divulgação)Atmosfera 'cult' e público intelectualizado debatem histórias
do chá no evento (Foto: Divulgação)
“Com relação ao chá, a ideia foi trazer para a Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre um outro público, além das escolas, de forma que as pessoas criassem o hábito de tomar chá e se reunir para trocar ideias culturais. E a melhor forma de fazer isso é receber bem, como fazia o próprio Gilberto Freyre, no terraço, nas varandas e nos jardins da sua casa. Buscamos saber como ele recebia as pessoas, pesquisamos junto à família dele. E ele recebia sempre os amigos muito bem, com jantares da alta gastronomia. Comia-se muito bem aqui, até porque havia várias estudos e uma curiosidade nata nos trabalhos dele pelo tema da gastronomia, muito desenvolvido em sua obra. E foi com essa ideia de realizar essa troca entre culturas de diversos países que convidamos banqueteiras especializadas no assunto para o evento”, explica Jamille Barbosa, gerente editorial da instituição.
A cada chá é celebrada a cultura de um país ou região do mundo e exploram-se as trocas culturais com o Brasil. O primeiro deles foi o “Sabores do Oriente”, local de origem da bebida. Nessa viagem ao mundo dos sabores, a cada edição, é feita a rota dos chás e especiarias desde o oriente até o ocidente.

Segundo a banqueteira Fabíola Siqueira, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é proporcionar ao convidado a oportunidade de conhecer a culinária, os costumes, as tradições de cada um desses povos, fazendo com eles a mesma trajetória que essas ervas e especiarias fizeram até chegar ao Brasil. Na sua primeira edição, o "Chá Oriental" trouxe o cravo, a canela, o gengibre, a pimenta, o cardomomo, o anis estrelado, o chá preto, a amêndoa, o pistache, o damasco, o açúcar, a romã e as tâmaras, entre os seus principais intérpretes, além do famoso "chai indiano".

Troca cultural entre os participantes é o mote do chá com arte (Foto: Divulgação)Troca cultural entre os participantes é o mote
do chá com história e gastronomia (Foto: Divulgação)
A nova forma de apreciar a gastronomia aprendendo desta vez contará como o chá chegou até a Inglaterra e se tornou um hit na cultura dos ingleses. “Na Inglaterra o chá é consumido fortemente desde o final do século 17. Mas foi no final do século 19 que a tradição do chá da tarde (ou o “five o'clock tea") foi disseminado por meio da sétima Duquesa de Bedford, em Londres. Na ocasião, além de conhecer todas essas histórias, poderemos degustar um delicioso chá, como o 'english breakfast' ou o 'earl grey', acompanhados de leite e açúcar em cubos, além de saborosos mini sanduíches e scones tão presentes no lanche inglês”, diz Siqueira.
“O chá é muito mais que uma infusão, é cultura, é história. É muito vasta toda a literatura sobre o chá. Através deste tema podemos abordar vários assuntos, como saúde, economia, sociologia etc. Mas nosso objeto de observação é o uso do chá como bebida social, capaz de influenciar culturalmente vários povos com os rituais do serviço, modo de preparo, estilos de consumo, comportamento social, entre outros fatores”, conta Siqueira.

Os participantes ainda podem aproveitar a oportunidade para conhecer a Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, que estará aberta na ocasião.
Serviço
Chá com charme
Dia:13 de setembro de 2012, às 16h
Ingresso: R$ 60,00 (vendas antecipadas)
Local: Fundação Gilberto Freyre
Informações: (81) 3441-1733

Nenhum comentário:

Postar um comentário