MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

'Cene não vai acabar', diz presidente após morte do Reverendo Moon


Líder religioso ajudou na criação do clube e prestava auxílio financeiro por meio de suas empresas. Dirigente garante que Cene seguirá em atividade

Por Hélder Rafael Campo Grande

Reverendo Moon com troféu conquistado pelo Cene (Foto: Arquivo/Cene)Reverendo Moon com troféu conquistado pelo
Cene (Foto: Arquivo/Cene)
A morte do líder religioso Sun Myung Moon, o Reverendo Moon, não deve comprometer o destino do Cene, clube de futebol que o coreano ajudou a fundar em Mato Grosso do Sul. Quem garante é o presidente do Furacão Amarelo, José Rodrigues.
- Tem muita gente perguntando hoje se o Cene vai acabar. Pelo contrário, e se ele estivesse aqui, diria 'agora é que vocês têm que seguir mesmo, para serem campeões' - disse o presidente, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM/MS.
O Cene nasceu a partir das atividades da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, criada por Moon e que se instalou na fazenda Nova Esperança, em Jardim, região sudoeste do estado, no final da década de 1990. O futebol era apenas o lazer das famílias que moravam nas terras da associação, mas, segundo José Rodrigues, o próprio reverendo estimulou-os a formar um clube profissional.
- Um belo dia ele chegou e perguntou: 'vocês querem montar um time, entrar para o profissionalismo?' Nós queríamos, mas não tínhamos condições. Então ele disse: 'pode criar o clube que eu patrocino, dou uma ajuda para vocês começarem'. Daquele momento em diante, ele passou a ser o patrono do Cene.
Segundo Rodrigues, o Cene mantém até os dias atuais uma parceria com uma empresa sul-coreana, ligada ao conglomerado de Moon. A parceria rende suporte material ao clube, que também sobrevive com as receitas geradas pelo futebol, como a participação em campeonatos e a transação de jogadores.
Cene e Seongnam: mascotes em comum (Foto: Reprodução/site oficial do Seongnam Ilhwa Chunma)Cene e Seongnam: mascotes em comum (Foto:
Reprodução/site do Seongnam Ilhwa Chunma)
A relação de Moon com o futebol vinha desde a infância, como lembra o presidente do Cene. A paixão pelo esporte levou o reverendo a fundar em 1989 o Seongnam Ilhwa Chunma, atualmente o clube mais vitorioso da Coreia do Sul com vários títulos nacionais e continentais, além da participação no Mundial de Clubes da Fifa em 2010. Sucesso nos gramados que inspirou o símbolo do clube brasileiro: o cavalo alado, presente no escudo do time coreano, também é a marca do Cene.
Outra idealização de Moon no mundo do futebol foi a Copa da Paz, disputada na Coreia do Sul entre grandes clubes mundiais no período da pré-temporada no Hemisfério Norte. A última edição foi realizada em julho e vencida pelo Hamburgo.
Em Mato Grosso do Sul, a aposta cenista deu resultados rapidamente. Em 2002, no terceiro ano de atividades profissionais, o Cene conquistou o primeiro título estadual. Atualmente o Furacão detém quatro títulos sul-mato-grossenses, sendo o último conquistado em 2011. Em número de conquistas estaduais, só perde para os tradicionais Operário (10) e Comercial (8).
Camisa do título de 2011 assinada por Moon (Foto: Hélder Rafael/Globoesporte.com)Camisa do título de 2011 assinada por Moon (Foto:
Hélder Rafael/Globoesporte.com)
Futebol e religião
Apesar do berço religioso, o Cene não é um clube exclusivo para os membros da associação, segundo José Rodrigues. As atividades esportivas e religiosas sempre foram tratadas separadamente pelo Reverendo Moon.
- Hoje 90% dos funcionários do Cene não é ligada à associação, nem sabemos a religião deles. O Reverendo Moon nunca ensinou religião para ninguém, mas sim a moralidade, a honestidade, o amor a Deus e à pátria. Todas as empresas ligadas a ele, quer seja fábrica de avião, futebol, universidade ou jornal, não são para membros. Ele não gostava desse termo 'igreja', porque para ele as igrejas perderam sua finalidade a partir do momento que perderam a capacidade de dar vida espiritual às pessoas.
Sala de troféus do Cene: dezenas de conquistas em 12 anos de atividade (Foto: Hélder Rafael/Globoesporte.com)Sala de troféus: dezenas de conquistas em 12 anos de atividade (Foto: Hélder Rafael/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário