MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cavaleiros, autoridades e convidados refazem Cavalgada da Independência


Eles fazem o mesmo trajeto de Dom Pedro I em 1822.
Tropa saiu de Cubatão em direção ao Parque da Independência, na Capital.

Do G1 Santos

Cavaleiros civis e militares participarão da 2ª Cavalgada da Independência nesta sexta-feira (7). Eles vão repetir a trajetória do Príncipe Dom Pedro I em 1822, saindo do litoral até São Paulo e terminando com a encenação do famoso grito da Independência. A tropa saiu às 8h, de Cubatão, no litoral de São Paulo e tem como destino o Parque da Independência, na capital paulista.
Antes da cavalgada, houve o hasteamento da bandeira do Pavilhão Nacional, ao som do Hino Nacional, e o pronunciamento de autoridades. O ato aconteceu na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, no início do Caminho do Mar, na estrada velha de Santos.
A 2ª Cavalgada da Independência, conta com um percurso de 42,7km, dos quais 20km a cavalo e 27,2km será feito de carro. Os militares do exército usam o uniforme histórico, o mesmo utilizado há 190 anos.
A marcha sai da Casa do Quinhentista, na Refinaria de Cubatão, e percorre 4km até o Rancho da Maioridade. A tropa cavalga pela Estrada Velha até o estacionamento do Parque Estadual Serra do Mar. Eles descansam 15 minutos e seguem para a Pousada dos Pescadores, onde há uma pausa para o almoço.
Em seguida, os cavaleiros vão de carro e os animais serão embarcados em caminhões do Exército e da Polícia Militar do Estado de São Paulo rumo à Praça Gaúcha, na rodovia Anchieta. Cerca de 60 cavaleiros civis de cidades como São Bernardo, Osasco e Santo André serão incorporados a tropa. Eles seguem em direção ao Parque da Independência.
A cerimônia de encerramento será realizada, às 16h, na Casa do Grito do Ipiranga, no Parque da Independência. Neste momento, haverá a encenação do recebimento das cartas pelo príncipe Dom Pedro I, com interpretação de sua fala e o Grito da Independência.
O ator Eriberto Leão, representará o papel de D. Pedro I durante o evento. Ele já fez alguns personagens que eram cavaleiros e diz que se sente seguro de participar da cavalgada. “Quando eu recebi o convite eu me senti muito honrado, estou aqui de coração mesmo, sou muito nacionalista e eu acho que é uma honra poder participar dessa cavalgada e dar o Grito da Independência no Ipiranga”, diz ele.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também vestiu um traje característico e irá participar do evento durante todo o dia. “O objetivo é unir a atividade esportiva, a cavalgada, com a cultura e a história. Nós estamos chamando essa de 2ª cavalgada porque a 1ª foi em 1822”, explicou.
A atleta Yane Marques, medalha de bronze no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres, também foi convidada para cavalgar. “Primeira vez que estou participando do evento. Extremamente satisfeita, honrada de estar assim toda fardada pronta para cavalgar”, diz ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário