MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Brasil vai testar método para impedir mosquito de transmitir a dengue


Técnica criada na Austrália injeta bactéria no Aedes aegypti.
Inseto então deixa de passar a doença às pessoas, informa Fiocruz.

Do G1 RJ

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta segunda-feira (24) que vai testar no Rio de Janeiro um novo método de controle da dengue, inédito no país. O programa "Eliminar a Dengue – Desafio Brasil" vai usar bactérias do gênero Wolbachia, que impedem que o mosquito Aedes aegypti transmita o vírus da doença.
Essa técnica foi desenvolvida na Austrália. Por meio de microinjeções, mosquitos são contaminados com a bactéria. Ela compete por nutrientes com o vírus da doença, e leva a melhor, impedindo que o mosquito transmita a dengue.
Mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue. (Foto: Agência Brasil)Mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue. (Foto: Agência Brasil)
A bactéria Wolbachia é transmitida sempre da mãe para os filhos, por meio dos ovos. A ideia é, num prazo ainda indefinido, soltar fêmeas com a bactéria para que elas se reproduzam com machos que tenham o vírus da dengue e, progressivamente, ir contaminando ao máximo população de insetos.
Como informa a Fiocruz, em testes de laboratório feitos na Austrália, foi possível infectar populações inteiras de mosquitos em dois meses com a Wolbachia. Naquele país, já foram soltos insetos com bactérias Wolbachia na natureza, após consulta à população.
De acordo com a Fiocruz, no Brasil também só se chegará ao passo de soltar os Aedes aegypti com Wolbachia depois de se fazer uma consulta popular. Se tudo correr como previsto e a iniciativa for aprovada, informa a fundação, isso poderia ocorrer em 2014, para que em 2015 se avaliem os resultados da estratégia.
Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário