MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Botos perseguem cardume de peixes e promovem espetáculo em Goiás


Fenômeno é conhecido como o estouro do boto.
Milhares de peixes nadam na flor da água.

Do Globo Rural
O estouro do boto é a forma que os mamíferos aquáticos usam para arranjar comida. O espetáculo começa com a passagem do cardume de peixes.
Mamífero aquático, o boto normalmente mede em torno de dois metros e chega a pesar mais de cem quilos. O animal está classificado na categoria vulnerável da União Internacional para a Conservação da Natureza. Mas no Araguaia ele ainda é encontrado em grande quantidade, principalmente onde tem comida a vontade.
Vários deles perseguem um cardume na altura de Luiz Alves, no noroeste de Goiás. Uma equipe do Instituto Chico Mendes desceu no rio para conferir a ação dos botos. Primeiro, eles começam a nadar em circulo em volta do cardume. Não demorou a acontecer o ataque. Na tentativa desesperada de escapar, os peixes saltam fora da água. A cena se repete por hora e horas.
O fenômeno é conhecido como o estouro do boto. Milhares de peixes nadam na flor da água. Os pescadores também aproveitam a oportunidade. Então, entra o trabalho de fiscalização e de orientação.
O cardume segue a sina de subir o rio com o boto nos calcanhares. Essa é a lei da natureza onde cada espécie cumpre a sua parte na luta pela sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário