MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Beleza dos azulejos portugueses inspira artista plástico maranhense


Paullo César apresenta em São Luís a exposição "Azulejos Vira-Latas".
Artista faz alerta para o abandono em que alguns prédios se encontram.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

A beleza dos azulejos portugueses que revestem as fachadas dos casarões coloniais do Centro Histórico de São Luís serviu de inspiração para o artista plástico Paullo César. Na exposição "Azulejos Vira-Latas", o artista faz um alerta para o estado de abandono que alguns prédios se encontram. Uma forma de chamar atenção para a preservação do patrimônio histórico da cidade que completou 400 anos.
Os azulejos nas fachadas e nos interiores das construções têm história. Painéis coloridos de desenhos variados. Nenhum azulejo parece igual ao outro. A invenção é dos árabes, mas foram os portugueses que se tornaram referência. A tradição que nasceu no século XVIII continua até hoje em algumas pequenas fábricas em Lisboa. Produção artesanal da mesma forma que era feita há séculos, a paixão portuguesa que atravessou o oceano e veio para as colônias. Os azulejos trazidos em navios há quase 400 anos formam um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos em São Luis. Na "Capital dos Azulejos", obras pintadas à mão enfeitam fachadas seculares.

O artista plástico Paullo César pesquisa azulejaria há 14 anos. Nesta exposição, ele pintou azulejos como se fossem pequenos retratos da cidade. Às vezes, as pinturas parecem enigmas, mensagens reveladas numa peça de calçar ou na indumentária do folclore maranhense. Utensílios de pessoas que ajudaram a formar a identidade cultural de São Luis. Gravuras das ruas, de moradores que fazem parte de um cotidiano que parece despercebido. Paullo César quer ainda provocar o espectador para uma reflexão sobre a necessidade da preservação dos azulejos no Centro Histórico da cidade.
A exposição "Azulejos Vira-Latas" fica em cartaz até o dia 25 de setembro na galeria de arte do Sesc, na praça Deodoro. A galeria fica aberta das 18h30 às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário