MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bebê envenenado teria morrido em lavagem estomacal, suspeita família


Criança de 11 meses engoliu pedaço de calabresa com chumbinho em casa.
Pai diz que bebê brincava até chegar em posto. Médico teria percebido erro.

Do G1 BA

A família do bebê de 11 meses morto após ingerir chumbinho, que servia de isca para ratos em casa, suspeita de erro médico da enfermeira que realizou o procedimento de lavagem estomacal na criança. A ingestão do veneno, que estava misturado em um pedaço de calabresa, ocorreu na segunda-feira (11), no bairro Vila de Abrantes, em Camaçari, situada na região metropolitana de Salvador.
O pai da criança, André Nunes, diz que levou o filho de bicicleta para o posto de saúde, porque ele não passava mal. "Ele estava alegre, dando risada, brincando. Levei ele até na minha bicicleta, porque ele gosta de andar de bicicleta", conta. A mãe da vítima disse que os médicos não constataram sinal de envenamento, mas, por precaução, indicaram a lavagem estomacal. Em meio ao procedimento, feito por uma enfermeira, a mãe conta que percebeu problemas com a criança.
"Meu filho estava gritando, chorando e suando. Como a gente também não entendia, achamos que era normal [da lavagem]. Eu vi o olho dele revirar e perguntei: 'Ele não está sufocando, prendendo a respiração, não?' Ela disse que não. Aí quando ela levantou ele, o olho estava revirando", conta Eliana Santos.
De acordo com Eliana Santos, o médico entrou em "desespero" ao ver o estado do bebê e questionou a enfermeira sobre o procedimento. "Quando o médico chegou e viu meu filho desfalecido ele entrou em desespero. Pediu ajuda, que veio, foi a Samu, e aí não salvou meu filho", diz.
Apesar da suspeita, a mãe da criança disse que irá aguardar o resultado do atestado de óbito, que indicará as causas da morte. A previsão é que saia em até 30 dias. "Eu não estou aqui para julgar, jamais, eu não entendo, não sou de enfermagem. Só vou ter essa certeza quando o laudo sair", pontua a mãe.
O presidente do Conselho Regional de Medicina, Otávio Marambaia, explicou que lavagem do estômago é um procedimento de risco, que só deve ser feito por médico ou por enfermeiro com treinamento específico. Ainda assim, o enfermeiro precisaria da supervisão de um médico, segundo Marambaia.
A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Médicos, Francisco Magalhães. Ele acrescenta que, por ser procedimento considerado de risco, o Ministério da Saúde recomenda que só seja feito em unidades em que haja recursos adequados para intervenções de emergência, em caso de necessidade.
Chumbinho
A criança teria descido da cama em que dormia com os pais e, engatinhado até a cozinha, engoliu o veneno, que estava próximo ao fogão. Os pais da criança teriam informado, em depoimento, que, ao encontrar o garoto, ele estava ativo, mas ainda assim foi levado para um posto médico da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário