MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aumento da frota em Cacoal, RO, gera transtornos no trânsito da cidade


Atualmente a frota de Cacoal conta com mais de 45 mil veículos.
3,6 mil veículos são emplacados anualmente no município.

Paula Casagrande Do G1 RO

Há dificuldade em encontrar estacionamento no centro comercial de Cacoal. (Foto: Paula Casagrande/G1)Há dificuldade em encontrar estacionamento no centro comercial de Cacoal. (Foto: Paula Casagrande/G1)
Cerca de 3,6 mil veículos novos são adicionados anualmente à frota de Cacoal, RO, de acordo o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran). É o quarto maior crescimento do estado, atrás da capital, Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná. Atualmente, 45 mil veículos circulam com placas de Cacoal.
“Em 2011, a frota era de mais de 41 mil veículos circulando nas ruas, este ano já passamos de 45 mil carros emplacados no município. Há um aumento de cerca de 300 veículos novos por mês”, explica Emerson Petsch, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cacoal.
Para Emerson, o aumento exponencial da frota municipal vem acompanhado de diversos fatores negativos. “Há um aumento dos acidentes e também a dificuldade no estacionamento, o que prejudica o comércio e assim por diante. Andando pelo centro comercial da cidade no horário de pico é raro encontrar uma vaga para estacionar. Muitos deixam de comprar por não terem onde parar seus veículos”, ressalta.
Até julho de 2011, cerca de 579 acidentes foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semttran) de Cacoal. Em 2012, até o mesmo mês foram registrados 711 acidentes. “Houve um aumento dos acidentes ocasionados pelo número de veículos do município, mas principalmente por falta de atenção dos condutores, com batidas traseiras ou laterais”, explica o secretário municipal de trânsito de Cacoal Gerson Sapper.
De acordo com Sapper, o expressivo aumento representa a força econômica da população. “O cacoalense está com um maior potencial de compra, mas isso gera transtornos na cidade. A falta de estacionamentos é uma delas”. Gerson coloca o estacionamento rotativo e os estacionamentos subterrâneos como soluções possíveis para o problema.
“Uma vez que a cidade não foi planejada para um número de veículos tão grande, outras medidas terão que ser pensadas para o problema. Os prédios já estão sendo planejados com estacionamentos subterrâneos, o que serve como um atrativo para os compradores. As empresas, por exemplo, já buscam a construção de estacionamentos para seus funcionários, e assim por diante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário