MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Artesã de Uberaba, MG, transforma folhas em peças de decoração


No quintal da artesã, o que vira lixo nas ruas é aproveitado para a arte.
Entre agosto e setembro, folhas secas são 40% do que é varrido nas ruas.

Do G1 Triângulo Mineiro

Artesã transforma folhas em artesanato (Foto: Reprodução/TV Integração)Artesã transforma folhas em artesanato
Foto: Reprodução/TV Integração)
Os ventos fortes são uma das características nessa época do ano em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Enquanto alguns têm o trabalho redobrado para manter a cidade limpa, por conta das folhas secas que caem das árvores, a dona de casa, Rosalina Cardoso, encontrou nas folhas inspiração para o trabalho artesanal e fonte de renda com a criação de flores.
No quintal da artesã, o que vira lixo nas ruas é aproveitado para a confecção de peças artesanais. Conhecida como uma ‘caçadora de folhas’, ela passa horas e horas buscando folhas para o trabalho artesanal. “Eu preciso do descarte da natureza para que eu possa fazer rosas com as folhas”, afirmou.
De acordo com a artesã, a produção vai de acordo com o gosto do consumidor. Com o trabalho ela consegue produzir arranjos variados e complementar a renda. “São arranjos para o Natal, guirlandas e além de tudo é ambientalmente correto. Eu que sou artesã tenho nisso uma fonte de renda”.
Folhas secas se transformam em flores artesanais (Foto: Reprodução/TV Integração)Folhas secas se transformam em flores artesanais
(Foto: Reprodução/TV Integração)
A natureza ajuda a artesã a trabalhar a arte. Em Uberaba o número de caminhões utilizados para a coleta de sujeira nas ruas dobrou nesse período. Segundo o gari, Adílson Alves Luís, a força do vento dificulta o trabalho. “Você acaba de passar e parece que não limpou nada”, completou o gari.
As folhas secas representam 40% de tudo que é varrido nas ruas nos meses de agosto e setembro. De acordo com o fiscal de serviço, Gerson Joel da Silva, diariamente, em um único quarteirão, a equipe de limpeza chega a recolher 30 sacos só com folhas. “Normalmente cada setor tem dois varredores. Nesta época o volume é maior e precisamos ampliar para três ou quatro varredores”, disse o fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário