MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Após consumir leite, 15 crianças são internadas em estado grave em SC


Casos de contaminação ocorreram em Florianópolis, Camboriú e Itajaí.
Vigilância retirou lotes suspeitos; empresa não foi encontrada pelo G1.

Do G1 SC com informações da RBS TV

Quinze crianças foram internadas sob suspeita de intoxicação por nitrito após ingestão de leite em Santa Catarina.
A Secretaria de Saúde emitiu um alerta neste sábado (22) e a Vigilância Sanitária retirou do mercado dois lotes suspeitos de terem provocado a intoxicação.


A suspeita ocorreu nesta semana após o adoecimento de oito crianças de três cidades. Elas apresentaram o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada. A secretaria investiga a suspeita de que todas ficaram doentes devido à ingestão de leite da mesma marca.
Benjamim, de um ano e 10 meses, chegou na quinta-feira (20) desacordado ao Hospital Infantil de Florianópolis e foi internado às pressas. "Estava com as mãos roxas, vermelhas. A boca e os pés também", afirma Walter Britos, pai do menino. No mesmo dia, mais duas crianças chegaram com as mesmas características à unidade de saúde.
Segundo Roberto Souza Morais, diretor do hospital, o quadro é estranho e preocupante. "Eram crianças saudáveis previamente, e que, de súbito, apresentaram um quadro de ficarem arroxeadas perto da boca, nas extremidades, muito pálidas e com muita falta de ar. Eram casos graves realmente", diz.
Ao todo, oito casos semelhantes a esse - em bebês que têm entre dois meses e dois anos de idade - foram registrados nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí em menos de 24 horas. Na noite de sexta-feira (21), foi confirmado o diagnóstico de metemoglobinemia - uma alteração no sangue que pode levar à morte e que, geralmente, é provocada pelo consumo de algum produto.
Até manhã deste sábado, duas crianças haviam recebido alta do Hospital Infantil de Florianópolis. Ainda na manhã deste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou suspeita de outros sete casos nas cidades de Navegantes, Itajaí e Piçarras, totalizando 15 casos.
O laudo oficial sobre a causa dos sintomas deve sair na terça-feira (25). A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, no entanto, suspeita de que as crianças tenham se intoxicado com leite. "Na investigação epidemiológica desencadeada, encontrou-se como vínculo entre essas crianças a ingestão de leite. A partir deste momento, foi desencadeda uma série de medidas para a avaliação desses produtos", explica Fábio Gaudenzi, diretor do órgão.
Por precaução, os lotes de número 0687 e 0689 da marca Holandês foram retirados do mercado. A Dive recomenda que as pessoas que possuam tal leite em casa não o consumam. "A Diretoria encaminhou um alerta para a nossa rede de assitência, nossos hospitais,regionais de saúde e unidades que possuem atendimento infantil, para que se atente à presença de crianças com esses sinais e sintomas e que se institua imediatamente o tratamento", diz Gaudenzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário