MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Aneel vai investigar falha elétrica que afetou seis estados do Nordeste

No Maranhão, cerca de 1,6 milhão de pessoas foram atingidas

Do G1, em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que vai investigar a falha no fornecimento de eletricidade que afetou seis estados do Nordeste neste sábado (22).
A agência deve participar de uma reunião nos próximos dias com as seis empresas de energia dos estados afetados e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que administra o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte). O ONS prevê convocar as empresas na segunda-feira (24) e fazer a reunião até quarta (26).
Na reunião serão apuradas as razões do problema, segundo o ONS. Um relatório deve ser produzido com as informações levantadas. Se for constatada irregularidade, a Aneel afirma que deve abrir um processo administrativo e pode punir os responsáveis. "Em todo processo [movido] pela agência, damos o amplo direito de defesa", ressaltou a assessoria de imprensa do órgão.
A causa da falta de energia foi um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país, segundo o ONS.
O G1 apurou que um dos problemas mais graves ocorreu em um transformador no Maranhão. Segundo as concessionárias de energia haviam informado no sábado (22), a falha ocorreu no município maranhense de Imperatriz.
Procurada pelo G1, a assessoria do Ministério de Minas e Energia não foi localizada.
Bahia
Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 de sábado (22) e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.
Pernambuco
Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12 de sábado (22), de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.
Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.
Paraíba
Na Paraíba, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica no estado, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.
Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu no sul do Maranhão, das15h49 às 16h37 da tarde deste sábado (22). Ao todo, 329.581 unidades conusmidoras foram afetadas. Cerca de um 1 milhão 650 mil pessoas ficaram sem energia. A energia foi reestabelecida às 16h37.
Ceará
No Ceará cerca de 200 mil clientes da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20, de acordo com a companhia. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Ainda de acordo com a Coelce, a falta de energia afetou principalmente cidades das regiões Sul e Norte do estado. Em Fortaleza, os bairros Messejana, Parangaba e Bom Jardim foram afetados.
Sergipe
Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário