MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Alta na produção de milho safrinha compensa quebras do início do ano


Colheita do milho deve chegar a quase 39 milhões de toneladas.
Dado é do novo levantamento da safra 2011/2012 divulgado pela Conab.

Do Globo Rural

A Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, divulgou o último levantamento da safra brasileira de grãos do período 2011/2012. O aumento na produção de milho safrinha compensou as quebras do início do ano.

A Conab prevê 165.895 milhões de toneladas para a safra 201/2012. A previsão do mês passado era um pouco maior, de 165.923 milhões de toneladas. Mesmo com a pequena queda, a produção é recorde e supera em 1,9% a safra anterior.
O principal responsável pela produção recorde é o milho segunda safra. A colheita deve chegar a quase 39 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 73% em relação à safra passada. “Houve uma redução significativa no plantio de trigo e apareceu o milho como uma grande opção. Redução de 27% na área de trigo e ampliação significativa na área de milho”, diz Caio Rocha, secretário de Política Agrícola.
A super produção de milho segunda safra compensou os problemas provocados pela seca na safra de milho verão, colhida no primeiro semestre. As regiões Nordeste e Sul perderam quase 4 milhões de toneladas. Hoje, os estoques de milho estão concentrados no Centro-Oeste. Neste aspecto reside um dos maiores problemas desta safra: transportar o milho destes locais para as regiões carentes.
Na quarta-feira (6), na divulgação dos dados da safra, o diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, disse que, por causa do preço alto do grão, está difícil encontrar pessoas dispostas a fazer esse serviço. “Nós estamos concorrendo com o fluxo de cargas que está indo para exportação que é o Paraná, que é Paranaguá. Os caminhoneiros preferem muito mais pegar esse trecho, esse fluxo que sai do Paraná, e voltar com fertilizante para o Mato Grosso do que disputar os avisos, os leilões de frete que a Conab tem colocado que não tem sido atrativos neste momento”, explica.
Para amenizar o problema, a Conab fez na quarta-feira (6) um leilão de frete para transportar quase 117 mil toneladas de milho. Mas apenas 12 mil toneladas foram negociadas e serão levadas para 10 estados do Nordeste, Sul e Sudeste.
“Nós continuaremos fazendo os leilões, toda semana, se necessário, e estamos trabalhando também numa possibilidade de uma readequação do nosso modelo de licitação, vamos dizer assim, onde nós possamos também atrair outras transportadoras ou que trabalhem com a intermodalidade, sobretudo com a questão férrea, para que nós possamos efetivamente aumentar o fluxo tanto para o nordeste quanto para o sul do país.
O IBGE também reduziu as estimativas para a safra de grãos de 2011/2012. Para o instituto, a produção total será um pouco menor, de 164,5 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário