MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Acervo arquitetônico de São Luís enriquece patrimônio histórico


Acervo de casarões coloniais refletem vida dos colonizadores portugueses.
Detalhe mais marcante da arquitetura de São Luís é a azulejaria.

Dalva Rêgo Do G1 MA com informações da TV Mirante

A arquitetura que herdamos dos portugueses é o que São Luís tem de mais rico em seu patrimônio histórico. Um acervo de casarões coloniais que refletem bem como viviam os colonizadores que chegavam à cidade. Esse conjunto arquitetônico é tão importante que foi declarado Patrimônio da Humanidade. Basta dar um passeio pelas ruas e becos da Praia Grande para conhecer um pedaço da história do Maranhão e do Brasil.
São Luís é poesia. Vista de cima, de baixo, de todos os lados. As raridades da cidade estão em cada canto e se revelam aos olhares mais sensíveis e curiosos. Os sobrados, eiras, beiras, telhados, portas e janelões se abrem para uma viagem sempre emocionante a um passado colonial que deu importantes títulos à cidade. Em 1996, os ludovicenses receberam, talvez, o maior deles até hoje e São Luís virou Patrimônio Mundial.
Não foi à toa que São Luís recebeu o título de Patrimônio da Humanidade. A capital maranhense guarda, em seus casarões, marcas de uma história que nem quatro séculos de existência conseguiram destruir. Um detalhe curioso é que, talvez, São Luís seja a primeira cidade colonizada por portugueses com características mais fortes de organização do espaço urbano. Os lugares onde os portugueses se instalavam, até então, eram desordenados, não seguiam um padrão de construção. Isso só aconteceu na capital maranhense no início do século XVII.“Neste momento, Portugal estava submetido às ordenações filipinas, porque estava sob controle da Espanha e os espanhóis que praticavam o ordenamento regular do planejamento das cidades. Neste momento, São Luís tenha sido, talvez, uma das primeiras cidades portuguesas a receber um traçado bem orientado e geométrico no sentido dos pontos cardiais, com quadras bem definidas graças à intervenção desses engenheiros militares”, explica o engenheiro Phelipe Andrés.
Phelipe foi um dos principais responsáveis pelo dossiê enviado à Unesco para a concessão do título de Patrimônio da Humanidade. Segundo o estudioso, um dos detalhes mais marcantes da formação arquitetônica de São Luís é, sem dúvidas, a azulejaria. O acervo azulejar da capital reúne preciosidades que dão uma dica do que foi a capital maranhense alguns séculos atrás: um lugar repleto de luxo. “Na verdade, havia uma outra razão muito forte para a aplicação de azulejos nas fachadas que se referia ao fato deles refletirem os raios solares com muita intensidade, pois ameniza o calor no interior das edificações, já que o absorve menos, propiciando um melhor conforto ambiental. Então, os azulejos tinha essa dupla função de embelezar e de manter a qualidade do ambiente mais ameno em um clima equatorial”, conta o engenheiro.
Casarões do período colonial em São Luís  (Foto: Reprodução/TV Mirante)Casarão do período colonial em São Luís
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Construções coloniais
A historiadora da Universidade Federal do Maranhão, Antônia Mota, tem diversas pesquisas sobre as origens das construções coloniais. Segundo a ela, grande parte das edificações históricas foi erguida mais de um século depois da fundação de São Luís. O momento era promissor no comércio já que a elite lusitana vivia na cidade. “Através da companhia de comércio do Grão-Pará e Maranhão, o Marquês de Pombal carreou recursos e foi neste momento que se desenvolveu o cultivo e a exportação e algodão e de arroz, o que favoreceu o desenvolvimento da região, a vinda de muitos portugueses atraídos pelos negócios, a vinda de escravos africanos para trabalhar nessas lavouras e o grande aumento da população”, explica Antônia Mota. A professora lembra que, na época, a cidade foi beneficiada, ainda, pela reconstrução de Lisboa, que havia sido arrasada por um terremoto. “São Luís era o local de moradia dos proprietários rurais e dos comerciantes, então, de certa forma, ela ficou muito parecida com Lisboa, porque as técnicas de construção vieram muito neste período em que Lisboa estava sendo reconstruída”, conta ela. As pedras talhadas, chamadas pedras de cantaria, que se espalham por calçadas e ruas do Centro Histórico, vieram para São Luís como lastro dos navios portugueses.
Atualmente, toda essa arquitetura ainda encanta pessoas do mundo inteiro que visitam a cidade. Fábio Colignac é gerente de uma pousada que funciona há seis anos em um casarão  construído no ano de 1835 no Centro Histórico. Os turistas se impressionam com a viagem ao tempo no hotel. A construção é como quase todas do período: na parte central fica o solar, área comum geralmente com árvores e plantas. Os cômodos ficam ao redor, os quartos são confortáveis e não perderam as principais características. As escadas, o assoalho de madeira, os corrimãos, e até as escápulas das redes são originais. “Esse é o grande desafio, conseguir adaptar esse casarão sem abrir mão do conforto que é geralmente buscado em um hotel, como ar-condicionado e banheiro privativo  com água quente”, diz Fábio.
O grego Nikos Papazarkada veio de Atenas e se apaixonou pelo que encontrou na cidade. Ele afirma nunca ter visto nada parecido no mundo e que achou tudo lindo e encantador. Para muitos, o cenário da capital maranhense é mesmo irresistível e tem sido assim há 400 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário