MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de setembro de 2012

260 voluntários se cadastraram para medir qualidade da internet no CE


Estado possui quase 380 mil assinantes de banda larga.
Resultado permitirá adoção de medidas para melhorar do serviço.

Do G1 CE

Até o esta terça-feira (11), 260 voluntários do Ceará se cadastraram para participar do projeto de medição de qualidade da banda larga no Brasil. O site Brasil Banda Larga recebe desde 29 de agosto inscrições de voluntários para participar do projeto. No Ceará, são cerca de 380 mil assinantes de banda larga e podem participar do projeto os clientes da Embratel, Oi e GVT, as três empresas que têm mais de 50 mil usuários no estado. Não há data limite para o cadastro de voluntários e os testes vão ocorrer em todos os estados brasileiros.
De acordo com o Superintendente da Embratel no Ceará, José Everardo, o cliente que mora no Ceará que não for escolhido neste momento, pode ser sorteado em uma próxima etapa. “Todos os anos haverá renovação de 25% da base de voluntários. Podem participar do projeto todos os usuários que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome, exceto funcionários das empresas analisadas. Sendo assim em quatro anos haverá uma renovação completa dos voluntários”, afirma José Everardo.
Avaliação da qualidade do serviço
As inscrições tem como objetivo selecionar 12 mil pessoas a cada quatro anos em todo o Brasil, para ajudar a avaliar a qualidade das conexões de internet. Ao todo, 30 mil pessoas já se inscreveram, a partir dos resultados a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.
Os selecionados pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho chamado whitebox, que fará a medição. Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.
O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário, segundo a Anatel. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário