MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Visitantes da Feira da Banana podem conhecer o cultivo da fruta


Além da visita, participantes tiveram dicas para crescer nos negócios.
Feira da Bananicultura termina neste sábado (25), em Registro.

Do G1 Santos

A 2ª Feira da Bananicultura e Agronegócio do Vale do Ribeira - FEIBANANA 2012, levou os visitantes para conhecer de perto um sítio produtor da fruta. O evento acontece até às 21h e termina neste sábado (25), no Centro de Eventos Hangar 116, em Registro, no Vale do Ribeira.

O evento traz produtos derivados da banana e também conta com 42 estandes para o visitante conhecer melhor sobre os negócios relacionados a fruta, já que cerca de 70% da banana de todo o estado de São Paulo é produzida no Vale do Ribeira. A fruta chamada de ouro verde pelos agricultores contribui para o crescimento da economia da região.
Na feira, há produtos para melhorar o cultivo da fruta e o artesanato feito com a fibra da bananeira. “A gente faz pufe, travesseiro, almofada, jogos americanos, tapete. A gente faz de tudo”, diz a artesã Eva dos Santos Souza.
O presidente Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, Marc Pierre Medaets diz que a organização tenta abranger a maior quantidade de produtos relacionados a banana que existe na região. O objetivo é divulgar esse material e fazer com que esses produtos tragam mais benefícios para o produtor.
Os visitantes que compareceram nesta sexta-feira (24) tiveram a oportunidade de conhecer uma plantação de banana de perto. A maioria deles eram produtores que já conhecem bem esse ambiente. Apesar disso, o passeio serviu para mostrar as novas técnicas no controle de pragas e doenças. O engenheiro agrônomo Fábio Mariano recebeu a visita dos produtores em seu sítio em Jacupiranga e explicou aos visitantes que é possível trabalhar com menos agrotóxicos. Ele passou a utilizar um animal para conter as pragas na plantação. “A galinha da angola surgiu com essa ideia. Além de ela ciscar para pegar os bichinhos ela me faz uma reposição de matéria orgânica. Ela me dá o controle natural das pequenas pragas. Em vez de usar defensivo, eu uso ela”, explica ele. Mariano garante que o bananal fica mais limpo e o risco de contaminação diminui.
Ereni Mutim, que foi contadora durante 10 anos, começou a trabalhar com o cultivo da banana há três anos. Ela prestou atenção a todas as orientações dos técnicos.“Estou aprendendo. Estou pegando experiência com que já está mais tempo no mercado. Esta sendo muito importante essa visita”, diz ela.
Além de visitar os bananais do Vale do Ribeira, os participantes tiveram dicas de como crescer nos negócios. Um bom exemplo é um grupo da região que há 30 anos investiu na pulverização das plantações com aeronaves. O bananicultor Renê Mariano explica que a pulverização deve ser prioridade na bananicultura. “Se não pulverizar corretamente você não tem condições de produzir banana”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário