MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Veículos a diesel passarão por vistoria obrigatória a partir de 2013 no DF


Inspeção será realizada pelo Detran em 13 pontos do DF por até R$ 40.
São 80 mil automóveis nessa situação - 6% da frota da capital do país.

Do G1 DF
Veículos movidos a diesel que circulam no Distrito Federal deverão passar por vistoria todos os anos a partir de 2013. A exigência foi determinada por dois decretos publicados na edição extraordinária do Diário Oficial desta quinta-feira (16). De acordo com a Casa Civil, há 80 mil automóveis nessa situação – eles representam 6% da frota registrada no DF.
A medida estabelece regras para a gestão e controle da emissão de poluentes. A pasta informou ainda que o motor que funciona com esse combustível emite 80 vezes mais óxido de nitrogênio por quilômetro rodado, 30 vezes mais monóxido de carbono do que os movidos a álcool e libera oito vezes mais partículas sólidas e 3,6 vezes mais dióxido de enxofre que os motores a gasolina.
As vistorias serão realizadas por servidores do Detran em 13 pontos do DF e o valor máximo cobrado será de R$ 40. Segundo a Casa Civil, a tarifa será a menor praticada no país. Do total arrecadado, 30% será repassado para a Secretaria do Meio Ambiente, que deverá aplicar metade do dinheiro em ações de monitoramento e melhoria da qualidade do ar.
O governo prevê expansão da obrigatoriedade da vistoria para outras categorias nos anos seguintes. Na inspeção também serão verificados o nível de ruído dos veículos e testados os itens de segurança dos automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário