MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Tratadores de cavalos ensinam a cuidar melhor dos animais


Casqueamento e ferrageamento, se mal feitos, podem prejudicar bichos.
Tratadores devem ficar atentos aos lugares em que os animais transitam.

Do G1 BA
Os processos de retirada do excesso de casca dos cavalos (casqueamento) e a colocação de ferraduras nos bichos quando necessário (ferrageamento), se mal feitos pelos tratadores dos animais, podem prejudicar a saúde dos bichos.

Segundo José Adeno, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), esses procedimentos devem ser realizados com muito cuidado para evitar o comprometimento do desenvolvimento dos animais.
“Nem todos [os cavalos] precisam de ferraduras. É mais comum para cavalos de passeio, cavalos de cavalgada. Nesses casos é bom ferrar seu animal para não correr o risco de trilhar e virar um caso sério", explica José Adeno, que conta ainda que é importante que o tratador esteja atento aos lugares em que os bichos transitam. “Dependendo do terreno onde ele vive, isso pode gerar pode gerar fungos no casco”.
Paulo Magalhães, casqueador de cavalos, conta que o casqueamento é indolor para o animal se realizado da maneira correta. “Tem que saber cortar o casco no tamanho certo, na proporção certa do animal. Não pode deixar o casco muito grande. Se cortar demais machuca”.
O cuidado com o desenvolvimento dos cavalos é importante até para melhorar o desempenho dos animais em competições de equitação. "O cavalo tem que estar balanceado, alinhado. Senão até a manobra que ele vai fazer, faz errado, nunca dará certo", explica Nei Oliveira, treinador de cavalos e professor de equitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário