MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tosse prolongada pode indicar doenças graves, dizem especialistas


Crianças e idosos são as maiores vítimas do incômodo.
Tosse pode ser sintoma de doenças que surgem com a faixa etária.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

A tosse pode até parecer algo banal, mas é preciso tomar cuidado. O sintoma pode ser sinal de uma doença grave. As crianças e os idosos são as principais vítimas da tosse.
Na Rua do Sol, em Bacabal, é poeira o tempo todo. É onde mora Dona Maria Santos, de 54 anos. A lavradora acredita que o problema que vem lá de fora pode está afetando sua saúde. A tosse já dura dois meses.
Nas crianças o quadro de tosse também é bem comum por causa dos resfriados frequentes. Muitos consideram a tosse uma reação normal, corriqueira. Algumas pessoas até já se acostumaram com este sintoma mas é preciso ficar em alerta porque a tosse pode ser sintoma de muitas doenças: do resfriado comum ao câncer de pulmão.
Em São Luís, as crianças também são as principais vítimas da tosse. Os consultórios estão quase sempre lotados. É à noite que as crises de tosse aumentam. Os especialistas alertam que a tosse é um sintoma de alguma doença e deve ser acompanhada por um médico, principalmente quando ela vier acompanhada de febre.
A tosse pode ser sintoma de doenças que surgem de acordo com a faixa etária. Recém-nascidos apresentam mais comumente o refluxo e as bronquiolites virais. De três a quatro meses, resfriados, bronquites e pneumonias podem se manifestar com tosses. Em crianças maiores, além das gripes, aparecem as sinusites. Crianças alérgicas têm maior tendência de apresentar tosse.
A médica pneumologia e coordenadora do Programa de Atenção ao Paciente Asmático do Hospital Universitário da UFMA, Maria do Rosário Costa afirma que pacientes que tossem há mais de três semanas precisam procurar atendimento médico. “Esse paciente é chamado de sintomático respiratório. Paciente com tosse por mais de três semanas é um indicativo de tuberculose, e nosso paciente é endêmico de tuberculose. A gente precisa estar alerta”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário