MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Sistema de urna biométrica é testado por eleitores de Curitiba


Eleitores de 20 seções participam do simulado neste sábado (11).
Novo sistema de identificação vai funcionar nas eleições de 7 de outubro.

Ariane Ducati Do G1 PR

Eunice participou do teste biométrico (Foto: Ariane Ducati/G1 PR)Eunice participou do teste biométrico
(Foto: Ariane Ducati/G1 PR)
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convidou 5.903 eleitores de Curitiba para participar do teste do sistema biométrico de identificação que ocorre neste sábado (11), em 20 seções da capital. O simulado das eleições serve para testar o novo sistema, que identifica o eleitor pela impressão digital e só assim libera a urma eletrônica para o voto, e corrigir eventuais problemas.

Para o teste são utilizados na urna eletrônica nomes de candidatos fictícios como Carrinho Crispim, Judo Atos, Bolha de Sabão, Melancia Celso, entre outros. Os eleitores convocados por carta e por telefone não eram obrigados a comparecer, mas ajudam a provar o sistema biometria que tem o objetivo de garantir mais segurança na hora da votação.
Curitiba foi a primeira cidade brasileira com mais de um milhão de eleitores cadastrados biometricamente e que serão identificados através das impressões digitais nas eleições de outubro. No Paraná, além da capital, a cidade de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, conta com o sistema biométrico, desde as eleições de 2010 .
De acordo com presidente do TRE-PR, Rogério Kanayama, o sistema de identificação pela digital não deve aumentar o tempo gasto para a votação. "A ideia é acelerar a votação, mas por ser uma novidade sempre surpreende o eleitor. Mas, deve acontecer aquilo que esperamos, uma votação mais rápida", comentou.
Kanayama ainda ressaltou que o procedimento aumenta a segurança do processo eleitoral."Porque a digital é única. Essa é a ideia do recadastramento biométrico, segurança absoluta", afirmou.
Na Escola Estadual Amâncio Moro, no bairro Jardim Social, foram convocados 277 eleitores e até as 15h, 55 haviam comparecidos. A expectativa do TRE-PR é de que um terço dos convidados, cerca de dois mil eleitores, compareçam para o teste das 13 às 17h.
Marelise contou que achou 'facílimo' (Foto: Ariane Ducati/G1 PR)Marelise Brandão contou que achou 'facílimo'
(Foto: Ariane Ducati/G1 PR)
A médica Marelise Borges Brandão, de 50 anos, respondeu ao convite da Justiça Eleitoral e foi à seção participar do simulado. "Acho o processo eleitoral do Brasil fantástico, tem capilaridade, chega a todos os cantos. Só falta amadurecer os candidatos", brincou a eleitora. Ela ainda contou que achou "legal" ser convidada. "Me senti escolhida".
Após o teste, Marelise disse ao G1 que a identificação do polegar direito foi de primeira. "Facílimo. Sem nenhum problema".
Os convidados foram escolhidos aleatorimente, segundo o TRE-PR, priorizando a diferença de idades e poder econômico. As zonas eleitorais onde o processo é realizado ficam espalhadas em diversos bairros da capital.
Dona Eunice Barbosa da Silva, de 64 anos, contou que mora pertinho do colégio onde vota e não se importou em perder um tempinho do sábado para testar o sistema biométrico. "O sistema é excelente. Fiquei feliz em ser escolhida para fazer o treinamento".

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou 108 cidades de 24 estados para realizarem o teste das urnas biométricas, que serão utilizadas em 299 municípios do país. Apenas Amazonas, Roraima e o Distrito Federal ainda não começaram a realizar o recadastramento biométrico dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário