MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santa Casa do Pará oferece serviço gratuito de vasectomia


Procedimento faz parte do Programa de Planejamento Familiar.
Médico afirma que há desinformação e preconceito por parte dos homens.

Do G1 PA

 Homens usuários da rede pública de saúde do Pará podem realizar gratuitamente a cirurgia de vasectomia, para não ter mais filhos. O serviço existe há quatro anos na Santa Casa de Misericórdia do Pará e é o único no estado a oferecer procedimentos de laqueadura masculina totalmente gratuita.
O procedimento faz parte do Programa de Planejamento Familiar, que atende aos critérios estabelecidos pela Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996, do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao serviço de Planejamento Familiar da Fundação Santa Casa os interessados devem atender a alguns critérios. O casal precisa ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde, ter no mínimo três anos de união estável e pelo menos um filho.
Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (Foto: Thaís Rezende)Santa Casa é a única instituição do estado a oferecer
gratuitamente o serviço.(Foto: Thaís Rezende)
Elton Meireles, médico urologista, responsável pelo serviço na Santa Casa, conta que ainda há muita desinformação e preconceito por parte dos homens, por acharem que a vasectomia vai afetar o desempenho sexual ou dificultar a ereção, quando na verdade isso não passa de mito, segundo o médico.
Segundo Meireles, a laqueadura masculina é mais indicada porque, diferente da mulher, o homem recebe uma anestesia local e depois de três horas pode voltar para casa e retomar as atividades normais. O procedimento consiste na ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem, cortando-se apenas o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Após a cirurgia continua a haver ejaculação normal.
Ele explica que é feita uma pequena incisão em cima do saco escrotal, após anestesia local, não tendo a necessidade de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária definitiva e, por isso, o homem tem de ter bem claro que não mais poderá ter filhos. Ainda segundo Meireles, a possibilidade de reversão dessa cirurgia existe, porém não é simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário