MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Santa Casa do Pará atende por mês mais de 10 bebês com má formação


Casos estão ligados a problemas durante a gravidez.
Jovens mães não têm cuidados necessários na gestação.

Do G1 PA

No início desta semana foi registrado mais um caso de má formação de recém-nascido na Santa Casa de Misericórdia do Pará. O grande número de casos que chega ao hospital preocupa os médicos do setor de neonatologia, que explicam que os casos de má formação estão ligados a gravidez na adolescência, principalmente em jovens no interior do estado.
Bebê com má formação chegou à Belém de helicóptero acompanhado da mãe e de uma equipe médica.  (Foto: Fernando Araújo/O Liberal)Bebê com má formação chegou à Belém de
helicóptero acompanhado da mãe e de uma equipe
médica. (Foto: Fernando Araújo/O Liberal)
Na última quarta-feira (22), uma criança foi transferida do município de Cametá, na região nordeste do estado, com um tumor na coluna, doença conhecida como meningocele. A criança foi internada na Santa Casa, em Belém no mesmo dia e continua com quadro de saúde estável após fazer exames antes da cirurgia de correção que precisará fazer. A mãe do bebê é uma jovem de 19 anos.
“Casos como esse de Cametá infelizmente estão sendo muito comuns, de crianças com essa má formação do sistema nervoso central. Estudos de neurologistas apontam que o problema está correlacionando a má nutrição materna, durante a gravidez”, explica a médica Vânia Cecília, gerente do serviço de neonatologia da Santa Casa.
“Esta mãe diz ter feito pré- natal, mas ela pode ter tido algum distúrbio de vitaminas, o que acontece na nossa população. Ele é jovem, este é o primeiro filho dela, não relatou ter feito ultrassom obstétrica. Descobriu a doença depois do nascimento”, afirma Vânia.
Estatística preocupa médica
“Todos os meses temos solicitação para este tipo de má formação uma média de mais de 10 a 15 pedidos, principalmente vindos do interior. Em Belém também acontece, quando a mãe é de origem do interior”, conta a médica.
Hipertensão é a principal causa de morte entre gestantes e mulheres que dão a luz (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal) Adolescentes geralmente não fazem o pré-natal.
(Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
“As adolescentes não se alimentam direito e têm dificuldade econômica da própria família, que em muitos casos nem sabe que ela está gravida. Elas escondem até o último momento e não fazem o pré-natal, não fazem o complexo vitamínico e não têm os cuidados adequados”, explica Vânia.
No berçário e UTI há uma grande demanda de mães adolescentes. Dentro do berçário chegam a 40 a 45% de mães adolescentes. Segundo a médica, já houve casos de uma mãe ter 29 anos, mas estar na 7ª gestação.
O tratamento para casos de má-formação geralmente é cirúrgico. Em casos de meningocele, é preciso fazer uma cirurgia de correção, que é complicada, pois mexe com o sistema nervoso. “Depois desta cirurgia quase sempre a criança desenvolve hidrocefalia e a criança tem sequelas para o resto da vida. Eles não andam, não falam direito, não vão conseguir estudar e isso preocupa a gente, além de manter a vida, pensamos na qualidade de vida”, conta a médica.
Para prevenir problemas como este, Vânia acredita que a melhor medida a ser adotada é evitar a gravidez na adolescência. Já que os adolescentes estão começando a vida sexual muito cedo, as escolas poderia orientar sobre os métodos anticonceptivos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário